Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Palestra dá dicas de como organizar horários de estudo e manter a motivação

FONTE: http://pe360graus.globo.com/educacao/educacao-e-carreiras/palestra/2011/06/06/NWS,534283,35,658,EDUCACAO,885-PALESTRA-DICAS-ORGANIZAR-HORARIOS-ESTUDO-MANTER-MOTIVACAO.aspx


Palestra dá dicas de como organizar horários de estudo e manter a motivação

Para afastar o nervosismo na hora da prova, a orientação é cuidar da alimentação, fazer atividades físicas regulares e não esquecer de reservar programas de lazer

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Você que não consegue organizar os horários para estudar e dar conta de outras tarefas em casa ou no trabalho? O Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco (CIEE-PE), está com inscrições abertas para uma palestra sobre planejamento de estudo. As aulas são gratuitas e existem 100 vagas para serem preenchidas. A inscrição pode ser feita pelo site do CIEE-PE.

O psicólogo Luiz Carlos Filho (foto), um dos palestrantes, antecipa como manter a motivação durante o ano letivo. “É importante cada aluno deve fazer um mural de motivação. Se você quer estudar, passar numa universidade, você poder reservar um canto da sua casa, do seu local de estudo, e colocar fotos daquela universidade, a foto do profissional daquele curso, para que você veja todo dia para que você está estudando, para alcançar aquela vaga”, orienta.

Segundo ele, o primeiro passo é descobrir qual é o seu melhor horário de estudo. “Se você gosta mais de estudar à tarde, reserve esse horário para as matérias que você não gosta, que você tem mais dificuldade. Para as matérias que você mais gosta, o horário em que você não está tão legal, como à noite, por exemplo, é mais indicado, porque já é um assunto mais fácil para você”, diz Luiz Carlos.

Para afastar o nervosismo na hora da prova, o psicólogo orienta: é preciso cuidar da alimentação e fazer atividades físicas regulares. “As pessoas programam todo o ano de estudo e esquecem os horários para lazer, para família, para exercícios físicos e para alimentação. Todo o programa de estudo deve equilibrar esses quatro valores”, afirma.

Como não deixar os problemas pessoais atrapalharem o desempenho nos exames? De acordo com Luiz Carlos Filho, a melhor forma é compartilhar. “O suporte da família vai ajudar a lidar com essas diferenças, essas desmotivações. Então é importante que você partilhe com sua família esse planejamento, para que ela lhe ajude no momento difícil, em que você está desanimado”, diz.


http://pe360graus.globo.com/videos/educacao-e-carreiras/curso/2011/06/06/VID,22236,35,345,VIDEOS,879-PSICOLOGO-DICAS-QUEM-QUER-APRENDER-DIVIDIR-TEMPO.aspx

observação: entre no link acima para acessar o vídeo

Psicólogo dá dicas para quem quer aprender a dividir o tempo


Dê sua nota
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário