Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2011

FORMAÇÃO: As artes de Roger Bastide

FONTE: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4449&bd=1&pg=1&lg=


Humanidades
| Sociologia
Artigos sobre o Brasil foram fundamentais para a formação de seu pensamento



© Arquivo / AE
Há 60 anos, o sociólogo “francês abrasileirado” (como o chamava Gilberto Freyre) Roger Bastide (1898-1974) realizou um sonho antigo, acalentado desde pouco depois de sua chegada ao país, em 1938, vindo como substituto do antropólogo Claude Lévi- -Strauss à frente da cadeira de sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Em dois dias plenos de cerimônia, entre 3 e 4 de agosto de 1951, Bastide foi iniciado no candomblé como filho de Xangô e passou a usar o colar de contas vermelho e branco com grande orgulho. Por um curioso paradoxo, a passagem religiosa foi o ápice de suas pesquisas científicas no Brasil e, ao mesmo tempo, expressão sincera do seu “encantamento” pelas descobertas. “A pesquisa científica exigia de mim a passagem preliminar pelo ritual de iniciação. Até a minha morte serei reconhecido a todas as Mães de Santo que me trataram como um filho branco e compreenderam, com seu dom superior de intuição, minha ânsia por novos alimentos culturais e pressentiram que meu pensamento cartesiano não suportaria as novas substâncias como verdadeiros alimentos”, escreveu em Estudos afro-brasileiros.

CONTINUE A LEITURA DO PRECIOSO TEXTO AQUI: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4449&bd=1&pg=1&lg=

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário