Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2011

HERANÇA - MATÉRIA: Pesquisa iniciada por Alcides do Nascimento é concluída após dois anos de estudos

FONTE: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/saude/noticia/2011/06/19/pesquisa-iniciada-por-alcides-do-nascimento-e-concluida-apos-dois-anos-de-estudos-278555.php


Saúde // SANGUE

Publicado em 19.06.2011, às 17h47

Elisa Jacques* Especial para o NE10
http://www.estouro.com.br/divulgacao/alcides.jpg
O estudante de biomedicina da UFPE foi morto em fevereiro de 2010 (Foto: Divulgação / Edição: NE10)
Cansaço e respiração forçada são os principais sintomas de quem apresenta a deficiência de G6PD (Glicose-6-Fosfato-Desidrogenase), enzima que protege as células vermelhas do sangue contra o estresse celular. Quem tem a enzima consegue vencer o estresse tranquilamente, já os doentes (aqueles que não possuem), acabam não desenvolvendo a reação de defesa, capaz de impedir a produção de radicais livres destruidores das células. Em Pernambuco, 5% são portadores dessa doença.

Isso é o que diz a pesquisa “Investigação Molecular da Deficiência de G6PD em doadores de sangue do Estado de Pernambuco”, do médico hematologista e coordenador de grupos de pesquisa sobre doenças do sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Anderson Araújo.

O estudo, iniciado em 2009, contou com a participação do estudante de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Alcides do Nascimento Lins, assassinado em fevereiro de 2010. Mesmo com a fatalidade, já em abril daquele mesmo ano, foi dado continuidade ao projeto. Outro participante, Fernando Baltar, também vinculado ao curso de biomedicina da UFPE, assumiu o lugar de Alcides.

“Acredito que ele [Alcides] tenha feito o mais difícil: formulou as padronizações para iniciar a pesquisa, coletou as amostras, criou e deixou as planilhas organizadas, além disso, foi ele quem escreveu o próprio projeto da pesquisa”, afirmou Fernando.

LEIA MAIS
» Relembre o especial do NE10 sobre a vida e a morte de Alcides
» Confira o depoimento de Anderson Gomes e a relação de Alcides com o Hemope

A apresentação oficial dos dados do estudo ocorrerá apenas em julho, mas o grupo de pesquisa que também envolve os pesquisadores Marcos André Bezerra e Betânia Lucena, alerta que a maioria dos portadores não identifica a doença, por ela ser silenciosa e não prejudicar as práticas cotidianas. “O mais incrível é que eu tenho certeza que, de todos os doadores de sangue positivos para a doença, nenhum fazia idéia da presença dela”, afirmou Fernando.

http://www.estouro.com.br/divulgacao/baltar.jpg
Pesquisadores deram continuidade ao projeto: Fernando Baltar (D) foi quem substituiu Alcides (Foto: Elisa Jaques/Especial para o NE10)

De tão silenciosa que é, a deficiência de G6PD acaba passando despercebida por quem a possui. “Eu só descobri que tinha a doença há duas semanas, por causa das aulas práticas da faculdade em que foram coletadas amostras de sangue dos alunos para testes”, declara a estudante universitária Priscila Aragão.

No entanto, o paciente com G6PD não sofre riscos, mas em casos de mutações graves, precisa de transfusão sanguínea. É o que já apontava uma pesquisa desenvolvida há mais de 10 anos em São Paulo pela Unicamp. “A pessoa consegue viver normalmente, mas quando entra em contato com alimentos como a fava e medicamentos como analgésicos e antiinflamatórios, eles tem uma crise anêmica. A mortalidade é praticamente zero, é só saber viver com a doença, levando em conta suas limitações”, completou Fernando.

* Participante do curso de Divulgação Científica da UFPE
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário