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POSTADO ÀS 18:28 EM 06 DE Junho DE 2011
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
EMPREENDIMENTOS Depois de vazamento de informação na imprensa, governo detalhou projetos
EMPREENDIMENTOS Depois de vazamento de informação na imprensa, governo detalhou projetos
Por Daniel Guedes
O conselho gestor das parcerias público-privadas (PPP) recebe nesta terça-feira (7) três propostas de manifestação de interesse (PMI) de investidores que pretendem instalar empreendimentos de grande porte em Pernambuco. Trata-se de uma plataforma multimodal logística em Salgueiro, no Sertão do Estado, um arco metropolitano de 98 quilômetros para ligar os municípios de Itamaracá, na Região Metropolitana Norte, a Ipojuca, na Sul, e um complexo industrial logístico composto por porto e aeroporto no Litoral Norte de Pernambuco. Caberá ao conselho autorizar que as empresas interessadas façam os estudos de viabilidade dos projetos que, se implantados, podem representar um investimento total de R$ 5,3 bilhões. O Estado decidirá se fará uma concessão total ou adotará um regime de PPP.
O conselho gestor das parcerias público-privadas (PPP) recebe nesta terça-feira (7) três propostas de manifestação de interesse (PMI) de investidores que pretendem instalar empreendimentos de grande porte em Pernambuco. Trata-se de uma plataforma multimodal logística em Salgueiro, no Sertão do Estado, um arco metropolitano de 98 quilômetros para ligar os municípios de Itamaracá, na Região Metropolitana Norte, a Ipojuca, na Sul, e um complexo industrial logístico composto por porto e aeroporto no Litoral Norte de Pernambuco. Caberá ao conselho autorizar que as empresas interessadas façam os estudos de viabilidade dos projetos que, se implantados, podem representar um investimento total de R$ 5,3 bilhões. O Estado decidirá se fará uma concessão total ou adotará um regime de PPP.
O conjunto de porto e aeroporto internacional de cargas e passageiros está sendo tratado pelos investidores como pe²-polo ecologístico. O interessados em construí-lo são a STR Projetos, empresa de petróleo e gás, e a Promon Engenharia, da área de portos e infraestrutura. A área ainda não foi definida. Sabe-se apenas que será no Litoral Norte e deve representar um investimento de R$ 3 bilhões.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, destacou que o possível novo porto não irá competir com Suape que, segundo ele, ainda tem condições de crescer. “É mais um polo de desenvolvimento no nosso Estado. Pretendemos fazer um desenvolvimento complementar”, explicou o secretário, garantindo que o Governo não irá impor restrições de produtos para cada um dos portos. O secretário de Governo, Maurício Rands afirmou que a intenção do governador Eduardo Campos (PSB) é descentralizar os investimentos em Pernambuco. “É objetivo estratégico do governo viabilizar iniciativas estruturadoras para todas as regiões do Estado. Em oito anos o Litoral Sul teve crescimento de 86%, enquanto o do Litoral Norte foi de menos de 23%”, destacou.
Caso o conselho gestor das PPP autorizem a realização do estudo e da modelagem financeira, os investidores têm 90 dias para concluí-los. Depois disso, o governo decide se o regime será de concessão ou de parceria público-privada. Sendo PPP, é necessária uma série de pareceres internos. Também é preciso fazer uma consulta pública para a sociedade discutir o empreendimento. Após 30 dias o Estado publica edital para abrir licitação. Caso o vencedor da concorrência não seja a parceria entre a STR Projetos e a Promon Engenharia - que fizeram os estudos -, eles são indenizados por quem executará a obra.
Os outros dois projetos que serão avaliados amanhã não são novidade, mas hoje foram mais detalhados. A plataforma multimodal logística em Salgueiro terá projeto de viabilidade feito em seis meses. O investidor é o Grupo Libra, expert em operações logísticas. Deve investir R$ 600 milhões.
Já o Arco Metropolitano deve custar R$ 1,8 bilhão e terá projeto de viabilidade feito em seis meses. Ligando o Litoral Norte a Suape, vai desafogar o trânsito na BR-101, que hoje sofre com o intenso fluxo de veículos pesados. É um investimento do Grupo Invepar, formado pelos fundos Funcef, Petros, Previ e pela OAS, da Queiroz Galvão e da Odebrecht Transport (OTP).
Confira o projeto do pe²-polo ecologístico apresentado nesta segunda-feira (5) à imprensa:
Confira o projeto do pe²-polo ecologístico apresentado nesta segunda-feira (5) à imprensa:
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