Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de junho de 2011

MATÉRIA: Em novo protesto contra o DCE, alunos da PUCRS bloqueiam Av. Ipiranga, na Capital

FONTE: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3352224.htm


Geral | 14/06/2011 | 22h45min

Sequência de mobilizações contra o diretório começou na semana passada

Em um novo protesto contra a atual gestão do Diretório Central de Estudantes (DCE), estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) bloquearam a Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, na noite desta terça-feira. A via ficou fechada das 21h30min até pouco antes das 22h no sentido centro-bairro, de acordo com a Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC).

Às 22h30min, a situação estava normalizada. A sequência de mobilizações começou ainda na semana passada.
Na noite de ontem, alunos contrários e favoráveis à atual gestão do diretório entraram em confronto. Quatro pessoas ficaram feridas e outras quatro foram detidas pela Brigada Militar, acionada para conter a confusão dentro da Faculdade da Educação (prédio 15).

O motivo dos protestos, conforme alunos, é a eleição para definir os representantes em um Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiânia. Organizado pelo DCE, o pleito estava sendo realizado nesta segunda-feira.

PUCRS quer evitar interferir na política estudantilEm nota divulgada na tarde desta terça-feira, a PUCRS informou que evita interferir na "política estudantil". A universidade justifica a posição no fato de os centros acadêmicos terem personalidade jurídica prevista em estatuto e regimento.

"O posicionamento que a Universidade tem mantido em relação às ocorrências prende-se ao fato de que os centros acadêmicos têm personalidade jurídica prevista em Estatuto e Regimento, o que lhes garante autonomia em suas atividades".
"A partir desta concepção, a Universidade tem acompanhado, de forma sistemática, tal representação, propiciando a vivência e o diálogo democrático", completa a nota.

No entanto, a PUCRS informa que, com o objetivo de auxiliar na retomada do diálogo, uma nova agenda de encontros está definida com diferentes representações. "Frente aos últimos acontecimentos, nova agenda de reuniões está definida com diferentes representações, visando ao retorno do diálogo", consta no documento.
Confira vídeos dos conflitos postados na internet:Na noite desta segunda-feira, membros do DCE e estudantes contrários ao diretório protagonizaram intensa discussão no campus da PUCRS:


Em passeata, estudantes cantam o hino do Rio Grande do Sul em protestam contra o DCE da PUCRS:



Integrantes saem da sede do diretório do DCE escoltados pela polícia durante manifestação de estudantes:





Na porta do DCE, integrantes do diretório e estudantes contrários discutem, em 9 de junho:

ZERO HORA
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário