Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

SÉRIE UFPE LEGAL: Site informa sobre eventos no Recife

FONTE: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/634816-site-informa-sobre-eventos-no-recife



Site informa sobre eventos no Recife



Projeto Cats foi criado por seis alunos do Cin da UFPE
Renatta Gorga
A partir de uma disciplina do curso de Ciência da Computação, surgiu a ideia de uma microempresa. A invenção é fruto do trabalho de seis alunos do Centro de Informática (Cin) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Todos cursam o 7º período da graduação e criaram o Projeto Cats. O nome é referente à sigla City Activities Tagging System. De acordo com os sócios da empresa, a organização em tags (palavras-chave) contribui para que os usuários encontrem, de forma mais rápida, o local que estão procurando.


Os estudantes da vez são Flávio Juvenal, Paulo Barros, Paulo Oliveira, Rafael Carvalho, Victor Acioli e Victor Lorena. Os amigos criaram um site responsável por disponibilizar informações a respeito de eventos que irão ocorrer no Recife, mais especificamente, baladas. “A ideia inicial é incluir todos os eventos que ocorrem aqui na Cidade, mas pretendemos expandir isso para todo o Brasil, inclusive para todo o mundo”, explicitou Victor Acioli. Ainda conforme o jovem de 22 anos, o endereço eletrônico foi criado em janeiro do ano passado, a priori para compor uma nota para uma disciplina chamada “Projetão”. No entanto, os empreendedores passaram a desenvolver o projeto para lançar no mercado, apenas, em agosto.
O funcionamento do site é prático para os usuários. Para saber quais são as festas que serão frequentadas por amigos, quantas pessoas irão ao evento, bem como a faixa etária dos convidados, é preciso ter uma conta no site de relacionamentos Facebook. “Nós criamos um programa que é vinculado aos eventos criados no Facebook. Tudo que é criado lá, ‘puxamos’ para o Cats. É como se fosse um aplicativo, basta, só, que o usuário permita que façamos esse ‘link’ da conta dele com o perfil no site da gente”, explicou Flávio Juvenal. Também é possível convidar amigos para a comemoração. “Neste caso, o convidado receberá um aviso informando sobre o evento e pode confirmar a presença. A partir de então, ele já passa a fazer parte da lista de convidados e já integra a nossa porcentagem de pessoas que vão à festa. Além disso, a gente mostra, primeiro, os amigos da pessoa que está sendo convidada, pois isso é o que vai influenciar na decisão dela, se ela vai, ou não, comparecer. Depois, é que mostramos os desconhecidos”, complementou.


Pelo fato de serem, ainda, alunos, os membros do Cats têm a oportunidade de trocar experiências e receber orientações de professores e mestrandos. “É bastante positivo por estarmos na faculdade, pois os professores sempre nos ajudam. Eles tiram nossas dúvidas a respeito de questões técnicas; indicam formas de inovarmos e modos de divulgarmos o projeto”, relatou Flávio Juvenal. Todavia, para dar continuidade ao andamento do site, é preciso ter comprometimento e estabelecer prazos entre a equipe. Para tanto, cada integrante é responsável por uma área técnica. “A gente concilia o projeto com as aulas. É como se fosse um estágio. Temos reuniões semanais e dedicamos o tempo que podemos à empresa”, afirmou Flávio.


Até o momento, o site é financiado pelos seis estudantes. “Ainda não colocamos publicidade. Estamos entrando em contato com alguns produtores para que a gente possa divulgar as festas que vão promover. Essa seria uma forma de ganhar dinheiro”, disse Victor Acioli. Também surgiu a ideia de os jovens lançarem uma extensão do site no celular. “Nesse caso, pensamos em colocar um aplicativo que diria qual o evento mais perto do local onde você está”, relatou. Haveria, também, três categorias colaboradoras para orientar os usuários: “por perto” (lugar mais próximo de onde a pessoa encontra-se); “populares” (mais frequentados) e “recomendados” (que recebeu elogios de quem compareceu ao local). De acordo com os sócios do Cats, ainda neste semestre, a versão “mobile” será lançada.
Serviço
Twitter: @catsrecife
Facebook: facebook.com/ socialcats
E-mail: contato@socialcats.com.br
Site: www.socialcats.com.br
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário