Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2011

DOCUMENTO: Aos estudantes da UFPE

FONTE

http://ufpeadministracao.ning.com/forum/topics/carta-aos-estudantes-da-ufpe?groupUrl=daad&xg_source=shorten_twitterAos


 
A educação brasileira passa por séria crise. Para se ter idéia, nesse primeiro ano de Governo a Presidente Dilma anunciou o corte de 3 bilhões do orçamento da educação (sendo 1 bilhão do ensino superior). As universidades estaduais sofreram o primeiro impacto direto, gerando a revolta dos estudantes, que organizaram manifestações na UNEB (Bahia) e UESPI (Piauí). Com a aplicação do REUNI, as universidades expandiram as vagas sem garantia de qualidade. Aqui na UFPE, por exemplo, a partir de 2008 abriu-se 17 novos cursos e houve a expansão de 900 novas vagas sem aumento do orçamento!            O grupo “A CORRENTEZA”, que ocupa o atual Diretório Central dos Estudantes (DCE), convocou o Congresso de Estudantes da UFPE para estes dias 12, 13 e 14 desse mês. Esse congresso desde já começa sem legitimidade nenhuma, pois no ano passado as eleições para DCE foram impugnadas pela comissão eleitoral por evidência de fraude. No entanto este grupo permanece ocupando o DCE indevidamente, e utilizando o seu nome para alegar representação dos estudantes da federal em espaços coletivos. O Conselho de Entidades de Base (composto de aproximadamente 20 Diretórios acadêmicos) também  não o reconhece.“A CORRENTEZA” encontra-se “acorrentada” ao governo e a reitoria. Falam de aumento de verbas, mas representam a UNE (braço do governo no Movimento Estudantil), apóiam o governo que cortou 3 bilhões, que segue aumentando juros. Falam de luta, mas amarrados na reitoria, foram entusiastas defensores do reitor, que os financia... (De modo velado ou não). Não é a toa que jornal especial do “DCE”: Falam que Restaurante Universitário é um dos mais caros do país, no entanto, quando ministro Haddad veio inaugurar RU não fizeram nenhum protesto, ao contrário, nos vaiaram e enquanto nós protestávamos, aplaudiram. Este mesmo ministro, em 2007 empurrou goela abaixo o REUNI sobre os conselhos universitários. O R.U atualmente não atende nem um décimo dos 30 mil alunos da UFPE! Falam de segurança no campus e não denunciam uma linha nem participaram de protesto contra agressão sofrida por estudantes de ciências sociais por “seguranças” privados do campus.Que Movimento Estudantil precisamos construir?            Um movimento estudantil independente e de luta e em defesa dos direitos dos estudantes da UFPE! Chamamos os estudantes e diretórios de luta para nos organizarmos contra esse velho movimento estudantil. Nós estudantes enfrentamos sérias dificuldades para nos mantermos na Universidade, dificuldades em todos os centros (acessibilidade, assistência estudantil, péssima estrutura, alimentação no R.U, falta de salas). Precisamos mais do que nunca nos unir e nadar contra a corrente!

 VAMOS REARTICULAR O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFPE.

Campanha de Arrecadação de alimentos e roupas para desabrigados da enchente na vila ARRAES (Várzea): Seja solidário às famílias desabrigadas pelo descaso do Estado com o povo pobre.

Ponto de Entrega: Hall do C.E e no D.A de Ciências Sociais.

Assinam: Movimento Estudantil Popular Revolucionário/Movimento Feminino Popular/ Comissão Pró-DA de Geografia/ Comissão Pró-DA de Pedagogia/ D.A. de Artes Plásticas/ D.A. de História/ ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre)/ Coletivo De Que Lado Você Samba (Oposição – Serviço Social)
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário