Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MATÉRIA: Coleta seletiva, oficinas e exposições em homenagem ao meio ambiente

FONTE: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/05/30/coleta-seletiva-oficinas-e-exposicoes-em-homenagem-ao-meio-ambiente-274743.php


Grande Recife // Dia Mundial

Publicado em 30.05.2011, às 16h02

Do NE10
Foto: Chico Porto/ JC Imagem
http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/educacao/meioambiente002.jpg
          No zoológico, as crianças poderão observar aves de vida livre

O Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente é comemorado no próximo domingo (5), mas muitas instituições, escolas e entidades dedicaram a semana inteira para estimular a educação ambiental voltada para a sustentabilidade. No Recife, a programação especial reúne coletas seletivas, oficinas, palestras, exposições, distribuição de sementes e experimentos.
SHOPPING GUARARAPES - Crianças e adolescentes da rede particular de ensino do Grande Recife irão participar de visitas guiadas para conhecerem o Programa de Iniciativos Socioambientais do Shopping Guararapes, vencedor do Prêmio Nacional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), na categoria Responsabilidade Socioambiental, em 2010. O programa inclui coleta seletiva de óleo de cozinha, lixo e resíduos tecnológicos. No sábado (4), os clientes receberão sachês de sementes de Ipê para plantio, além de material informativo com dicas práticas para colaborar com a preservação do meio ambiente.
SHOPPING TACARUNA - O caminhão do Projeto Educação com Energia, da Celpe, aporta no estacionamento do Shopping Tacaruna a fim de realizar palestras educativas para alunos do ensino fundamental e frequentadores do centro de compras, das 9h às 17h, no domingo (5). Cada cliente da Celpe poderá trocar até três lâmpadas fluorescentes queimada por novas unidades. Para realizar a substituição será necessária apresentar a última fatura da conta de energia quitada. Também haverá coleta de pilhas, baterias e eletrodomésticos usados para realizar o descarte adequado do material.

HORTO DE DOIS IRMÃOS - Realiza na sexta e sábado (3 e 4) a oficina "Observando aves de vida livre", sob orientação do instrutor Maurício Periquito, do Grupo Observadores de Aves de Pernambuco (OAP). O grupo vai aprender a observar, ouvir e identificar os diversos tipos de pássaros e emplumados vistos no passeio. O
zoológico também apresenta a palestra "Tudo o que você gostaria de saber sobre os morcegos", com o especialista Henrique Campos de Moura, na sexta (4), a partir das 10h. O local ainda sedia a exposição "Abelhas Nativas Sem-Ferrão", das 8h às 16h. Informações: (81) 3183.5539. A oficina custa R$ 10 e os demais eventos estão incluídos no ingresso para o parque (R$ 2).
ESPAÇO CIÊNCIA - Do dia 6 ao dia 10, o local estará aberto ao público com cerca de 30 exposições, oficinas e mostra de vídeo com o tema Planeta Vida. No sábado (4), cientistas e estudantes da UFPE, UFRPE, UPE, Unicap e especialistas participam do Fórum de Sustentabilidade Ambiental, das 8h30 às 17h, quando serão debatidos temas como Código Florestal, crimes ambientais, catástrofes ambientais e matriz energética. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Já no domingo (5), o Ciência Móvel, projeto itinerante do Espaço Ciência, levará experimentos para o Parque Dona Lindu, das 10h às 17h. A programação também inclui exposições de tubarões do Instituto Oceanário, teatro e contação de histórias da CPRH.

FUNDAJ -  A
Fundação Joaquim Nabuco realiza de 9 a 10 de junho, das 9h às 18h, um encontro cujos enfoques principais serão mudanças ecológicas e sociais existentes no Semiárido brasileiro e suas tendências futuras, incluindo questões que envolvem os setores energético, hídrico, climático e os de natureza humana (ações antrópicas). Participam do evento cientistas da Fundaj, Instituto Estratégico de Desenvolvimento do Setor Energético (Ilumina), UFPE, Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e Instituto Nacional do Semiárido (INSA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail luciana.campelo@fundaj.gov.br. Informações: (81) 3073.6522.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário