Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A diferença entre AGENDA e obra autoral (Ou as mágoas da campanha para Reitor) - Por Otávio Luiz Machado)

Quase todo mundo sabe que aderi ao twitter (perfil @otaviomachado3) desde o início do ano, assim como é vísível que sempre usei a ferramenta para informar e provocar o debate. Por dias seguidos vejo mensagens sendo retuitadas com referências ao blog do candidato derrotado no pleito eleitoral da Reitoria da UFPE, o Senhor Pierre Lucena. Fui checar para ver o que se tratava, percebendo de imediato que assunto estava ligado a algo que sempre gostei, os LIVROS.
O ponto que o blogueiro (talvez algum dia jornalista se cursar uma graduação específica) traz refere-se a uma obra autoral  distribuída pela Prefeitura do Recife sobre poetas, dando continuidade a uma "série" no seu blog (após ele também se arriscar a comentar de uma forma que eu diria sem muito conteúdo um assunto na área da LINGUÍSTICA relacionado a um livro que foi apoiado pelo Ministério da Educação).
A ùltima "notícia" (coloquei entre aspas considerando que quem está mais afinado com o trato de NOTÍCIAS são os jornalistas e não os que tentam se aventurar nessa PROFISSÃO) foi a de que a Prefeitura estava apresentando uma obra autoral como uma simples AGENDA. Tive a curiosidade de ver no "site" da Biblioteca Nacional. Vejam abaixo o que descobri: trata-se de uma obra digna de registro na Biblioteca. Só falta o quase "jornalista" falar que a Biblioteca Nacional não sabe diferenciar uma obra autoral de uma simples AGENDA.

FONTE: http://www.isbn.bn.br/pesquisa-no-cadastro-isbn



RECIFE NO DIA-A-DIA COM OS SEUS POETAS
ISBN: 978-85-7752-368-9
TÍTULO: RECIFE NO DIA-A-DIA COM OS SEUS POETAS
AUTOR: ANITA PINHEIRO
EDIÇÃO: 1
ANO DE EDIÇÃO: 2008
LOCAL DE EDIÇÃO: RECIFE
TIPO DE SUPORTE: PAPEL
PÁGINAS: 208
EDITORA: EDITORA CONSTRUIR


O quase "jornalista" Pierre Lucena afirmou que procurou na "internet" e não apareceu nenhuma referência sobre a obra (ou agenda). De cara a obra foi colocada  como "fantasma" por ele(e ainda é assim que a divulga), que deve ter passado horas do seu precioso tempo procurando o mesmo sem pesquisar na principal fonte sobre obras autorais no Brasil, a BIBLIOTECA NACIONAL.
A matéria do Diário de Pernambuco localizou a obra, cuja primeira impressão deixava a olhos vistos que era uma pacata AGENDA.
O Escritório de Direitos Autorais da BIBLIOTECA NACIONAL certamente identificou o trabalho como AUTORAL (com textos e ilustrações), o que não existe problema algum. 
Quem quiser visitar a bela loja da Livraria Cultura de Recife poderá adquir a  "Agenda Martha Medeiros 2011" (da L&PM EDITORES - ISBN:  8525420581), cuja  descrição é a seguinte: “Com esta agenda, pode-se anotar os compromissos em meio a poemas e frases de Martha Medeiros”. E tantas outras AGENDAS que figuram como obra autoral.

No caso da obra em questão que analisamos, o que se pode inicialmente concluir é o seguinte: o argumento de que a autora é DESCONHECIDA é fraco. Então a Prefeitura poderia ter encomendado os livros de Paulo Coelho para a Secretaria de Educação, pois ele é reconhecido internacionalmente. Se o livro pago pela Prefeitura for de boa qualidade, o argumento da compra será muito válido.

Sei também que tal assunto está sendo discutido na imprensa e na Câmara Municipal da Cidade do Recife, bem como existe o interesse do Ministério Público Estadual em tratar do assunto. O mais sensato é conferir na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro - no chamado DEPÓSITO LEGAL - se o exemplar que circula nas escolas de Recife é o mesmo que foi registrado como uma obra autoral.
Aí pode se tirar a dúvida de que se trata realmente de uma obra autoral e não de uma simples agenda.
Outro assunto é o SUPERFATURAMENTO dos valores apresentados. Pela quantidade de páginas com a impressão em cores duvido muito que o valor esteja fora do mercado, pois conheço um pouco sobre o mercado editorial e posso afirmar que os valores não são absurdos (mas é preciso avaliar todas as características da obra para se cotar o valor da impressão e outros custos com muita cautela antes de anunciar qualquer comentário).
Todo mundo tem o direito de ter seu blog, de produzir ou reproduzir notícias e produzir um debate na universidade ou mesmo na sociedade. Não é o caso do candidato DERROTADO, que encontra-se no direito de perseguir todos os que não apoiaram sua candidatura (ele é adversário do PT), bem como busca de todas as formas cavar espaço para a direita pernambucana voltar novamente ao poder na Prefeitura da cidade de Recife (improvável!). A comunidade universitária da UFPE disse "não" ao grupo conservador, bem como reafirmou seu compromisso com  um projeto coletivo com vistas à transformação social e a inclusão dos setores mais populares num projeto de desenvolvimento nacional e autônomo.
Mas desde o dia 27 de abril (após a ampla divulgação da consagração de um nome comprometido com as lutas sociais e defensor da Universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente como o próximo Reitor da UFPE) que o Senhor Pierre Lucena e seu grupo vem atacando pessoas e grupos que não seguem o seu perfil conservador e o seu estilo de fazer da POLÍTICA um instrumento da pequenez, de teor raivoso e amparado nas piores tradições do pensamento e da prática reacionária incrustada em alguns corações e mentes aqui em Pernambuco).
Se o blogueiro (e também Professor) Pierre Lucena quer transformar de fato a sociedade pernambucana e brasileira, então poderia começar a atuar de forma decisiva em projetos de pesquisas e extensão na UFPE voltados à melhoria das condições de vida de milhares de pernambucanos que se encontram em condições degradáveis com o apoio de outros Professores, técnicos e estudantes da instituição, porque seu blog presta um serviço a um grupo político específico. E se construisse de fato uma AGENDA voltada à resolução de problemas sociais e de incentivo ao desenvolvimento social de toda uma coletividade, o candidato derrotado produziria algo de louvor em defesa da UFPE e em prol de toda a sociedade pernambucana. Mas infelizmente ele se identifica somente com a busca do poder pelo poder. É assim que age.
O pior é seu blog divulgar "notícias" sem apuração, com dados errados e o mais lastimável: "divulgam" sem ouvir o outro lado antes e sem apurar os fatos com todo o rigor. Um blog "aos que se deixam enganar".
Por fim, o mais interessante em toda a conversa é ver muitos estudantes exaltando o blogueiro Pierre como um defensor da educação pernambucana. Só esquecem o fiasco que ele foi como Secretário-Adjunto da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (junto com o Ex-Reitor da UFPE Éfrem Maranhão), quando tratava os professores de forma indigna e nada democrática. Tais estudantes não eram nem nascidos e até hoje a memória histórica de Pernambuco daquele grupo no PODER estadual e municipal ainda não está ao seu alcance. Mas eles querem voltar!
Enviar para o Twitter

4 comentários:

  1. Otavio, se desliga da eleição de reitor, e pára da falar besteira! Tais chutando cachhoro morto, como se diz. O acerto de contas sempre foi um blog de opiniao, tanto que quando Lucena e Bahé deram assessoria as campanhas de Raul Henry (ou Mendonça, nao me lembro bem) e Joao da Costa, respectivamente, deixaram isso claro no blog. Alias nem jornal é neutro, sé pra ser mt ingenuo pra cair nesse discurso. Essa alias nao foi a 1a vez que o blog fez uma denuncia do serviço público, já faziam isso muito antes da candidatura de Lucena sequer ser sonhada. Pierre alias tá fazendo o que ele sempre fez, independente de ter sido candidato. Tu que tá numa esquizofrenia troncha de tentar ligar fatos nada a ver.

    Agora olha... eu não tenho nenhum conhecimento de mercado editorial, então me diga que fontes são essas que afirmam a 137mil agendas (sim, tem foto rolando mostrando que eh agenda e nao livro) saindo a R$ 4.200.000,00 é preço de mercado. qual foi tua base pra calcular isso?

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Otávio: O principal questionamento é que o livro existe (não é fantasma). Está registrado como livro. Faltou pesquisa para divulgar isso. Com a quantidade de páginas e a impressão em cores o preço é razóavel. Se a PCR não soube negociar um preço melhor aí é outra história.

    ResponderExcluir
  3. Se o foco principal do teu texto é dizer que o livro existe, então pq os grifos em amarelo nas frases referentes a eleição de reitor? Pq vc nao grifou as referências a biblioteca nacional, que é um argumento chave na defesa de existência do livro? Desculpe, mas pra mim vc escreveu esse texto numa tentativa esquizofrênica de encaixar a eleição pra reitor na falhas da denúncia de Pierre. Em outras palavras, só queria um pretexto.

    Em tempo, fiz umas contas bem rasas aqui, 4.200.000,00 / 137.000 dá aprox. 30 reais a agenda. Preço de unidade, de loja! Agora me diz como uma prefeitura, compra tanta agenda assim, sem negociar? Pq pela lógica do mercado, qualquer editora teria interesse em vender uma bolada dessa de uma só vez, logo duvido mt que não estivesse aberta a negociação. Então é no mínimo incompetência do setor de compras da prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. pra quem ler esses comentários... depois que eu apontei a questão dos grifos e cia, Otávio editou o post.

    ResponderExcluir