Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2011

DICAS IMPORTANTES: 10 erros que você não pode cometer em seu currículo

FONTE: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/05/13/823491/10-erros-voce-no-pode-cometer-em-seu-curriculo.html

Confira quais são os deslizes cometidos por grande parte das pessoas na hora de criar o documento

 
O primeiro passo na busca por uma vaga no mercado de trabalho é escrever seu currículo com qualificações e experiências anteriores. Ok, isso não é nenhuma novidade. Mas de acordo com pesquisa realizada pelo site americano Accountemps, selecionadores apontam que o maior erro dos funcionários ao se candidatar a uma vaga não é durante a dinâmica, mas no momento de apresentar o CV.




1) Detalhes desnecessários sobre sua vida
Alguns dados pessoais devem estar no documento como nome completo, telefone, e-mail e endereço. Mas nenhum outro dado além desses deve ser colocado. No caso do selecionador querer saber algum detalhe ele perguntará.
 
Colocar no currículo sua idade, afiliação política ou qualquer detalhe sobre os membros da sua família não é recomendado.
 
A única exceção a essa regra é se você busca uma vaga em uma organização muito envolvida com alguma causa que você ache importante que eles saibam de suas crenças ou outras informações.
 
2) As responsabilidades que tinha no seu 1º emprego
Não inclua informações que não vão contribuir para alcançar seus próximos objetivos profissionais. Evite inserir hobbies ou trabalhos irrelevantes que teve há muito tempo. Limite sua vida trabalhista há 10 anos no máximo.
 
3) Fotos
Em algumas áreas, esse quesito é pedido no currículo. Mas a não ser que você seja modelo ou ator, evite colocar fotos em seu currículo. Inserir uma imagem em seu currículo pode passar a imagem errada.
 
Além disso, é ilegal que as empresas discriminem candidatos com base na aparência. Portanto, anexar uma fotografia pode colocar o selecionador em uma posição desconfortável. O mais importante é manter a aparência fora das competências trabalhistas.
 
4) Expectativa salarial
Muitos candidatos não se sentem a vontade de discutir a pretensão salarial. É uma boa tática visto que se o valor pretendido for muito alto ou baixo pode custar a vaga na empresa. Nunca coloque o quanto espera ganhar no seu currículo, a não ser que a empresa peça.
 
No caso da companhia desejar, faça uma estimativa média. Mesmo assim, nunca a coloque no currículo. Talvez no e-mail em que o currículo estiver anexado. Se tiver a opção de postergar essa discussão para depois de mais algumas etapas do processo seletivo, melhor.
 
5) Mentiras
Nunca minta ou omita nenhuma informação de seu currículo. Muitas pessoas costumam não colocar alguns lugares que trabalharam e não foram bem-sucedidas e chegam até a "aumentar" o tempo de que ficaram em alguma outra companhia. No caso do selecionador checar a veracidade das informações em seu currículo você ficará com uma péssima impressão e pode até perder a vaga.
 
Não há espaço para mentiras e não importa se as chances de ser pego são mínimas ok?
 
6) Não use dados secretos da empresa para se vender mais
É comum trabalhar com informações secretas das companhias. Ter informações privilegiadas dos lugares que trabalhou faz com que se sinta importante, mas não use esses dados para melhorar seu currículo. Não passará uma boa imagem para o selecionador.
 
Informações confidenciais não podem ser compartilhadas nunca. Se você divulgar nomes de clientes, financiamentos ou qualquer outra coisa que possa afetar a companhia, seu futuro empregador verá que não é uma pessoa confiável.
 
7) Demissões
Seu currículo deve apresentar sua trajetória de uma maneira positiva. Evite incluir que você foi demitido por fraco desempenho.
Se o selecionador questionar o porquê do desligamento, não minta! Meça suas palavras e explique quais foram os problemas que aconteceram no trabalho anterior.
 
8) Declarações muito longas
Há uma linha tênue entre vender suas qualidades e extrapolar descrever o que você fazia. Muitas pessoas exageram na hora de escrever a importância e as responsabilidades de seus cargos anteriores.
 
O ideal é não romantizar, ser claro e direto para que o selecionador possa ter uma real ideia de quais eram as suas funções.
 
9) Referências e objetivos
Suas referências devem estar organizadas para quando o selecionador pedir você poder apresentá-las. Mas não as coloque no currículo.
 
Evite também inserir quais são seus objetivos. Não é preciso informar o que você deseja para o futuro a menos que você tenha acabado de se formar. Se necessário, organize seus objetivos junto as suas qualificações para se mostrar melhor ao selecionador.
 
10) Muita informação
Acrescentar muita informação no currículo não é uma boa ideia, especialmente quando ele cai na mão de gerentes ocupados e cansados que não querem ler muita coisa para escolher um candidato. Quanto mais informações no documento, as chances do recrutador não ler são grandes.
 
Portanto, selecione os dados e experiências mais relevantes na sua vida profissional para tornar o documento um reflexo de você, mas mesmo assim não muito longo.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário