Total de visualizações de página

domingo, 22 de maio de 2011

DICA: Como fazer um roteiro de um pré-projeto de pesquisa

FONTE: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2008/12/04/420819/oteiro-um-pre-projeto-pesquisa.html

17/05/2011
O tamanho ideal de um pré-projeto são cinco páginas (ou 7 mil toques)

Muitas IES exigem do candidato a uma vaga na pós-graduação a apresentação de um pré-projeto de pesquisa, elemento que fará parte do processo de seleção. Enquanto algumas explicitam item por item o que deve constar neste documento, outras deixam a tarefa totalmente a cargo do interessado. Para auxiliar os que se encontram neste segundo grupo, a Universia Brasil elaborou um roteiro básico.
 
O tamanho ideal de um pré-projeto são cinco páginas (ou 7 mil toques). É importante lembrar que as informações apresentadas devem ser usadas como uma referência e que, obviamente, todas as eventuais exigências especificadas pela IES devem ser incluídas.
 
Confira a seguir o roteiro para um pré-projeto de pesquisa em pós-graduação:
 
# Introdução
A apresentação do tema. Deve contar como se chegou a este "questionamento" e porque e de onde ele surgiu. A a explicação do porquê a inquietação em questão existe.
 
# Justificativa
A justificativa deve descrever o porquê se deseja pesquisar este tema
 
# Metodologia e procedimentos
Este é o espaço para informar como se pretende realizar a pesquisa na prática. O primeiro item - Metodologia - refere-se a como será feita a obtenção dos dados necessários. Por exemplo: Um pesquisador em Educação que queira estudar "A aprendizagem de matemática por crianças que vivem em acampamentos de Sem-Terra" deverá explicitar como pretende recolher os dados de sua pesquisa.
 
Pode ser que julgue necessário assistir as aulas ministradas em um acampamento. Pode considerar necessário conversar com a professora que dá as aulas. Ler o que já foi escrito sobre o assuntotc. Tudo isso deverá ser descrito como Metodologia. O segundo item - Procedimentos - deve explicar como se pretende recolher e reter estes dados obtidos. No exemplo usado acima: o pesquisador pode querer filmar as aulas, gravar as conversas, escrever um diário de pesquisa, etc.
 
# Referênciais teóricos
Este é, geralmente, o ponto que apresenta maior dificuldade para os iniciantes em pesquisa e que será revisto e redirecionado no momento de se elaborar o projeto final. Deve indicar como se pretende analisar os dados encontrados. Eles serão trabalhados à luz de qual autor, de qual linha de pensamento, de qual proposta de estudo? Deve-se ter referências de pensadores que já se dedicaram ao tema para se poder adicionar dados novos, rebater ou reforçar o que tinha sido defendido anteriormente.
 
# Bibliografia
Devem ser listadas as referências bibliográficas utilizadas para escrever o pré-projeto
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário