01/05/2011 - 23h53
Bin Laden está morto e seu corpo está com os EUA, confirma Obama
Associated Press | ||
Osama Bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, em foto de data desconhecida |
O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo está em posse das autoridades norte-americanas, confirmou neste domingo, em pronunciamento, o presidente Barack Obama.
"A justiça foi feita", afirmou Obama ao anunciar oficialmente que os Estados Unidos mataram Bin Laden.
De acordo com ele, a morte decorreu de uma ação de inteligência do Exército dos EUA em parceria com o Paquistão, que localizou o terrorista na última semana. O líder terrorista foi morto neste domingo em uma mansão nos arredores de Islamabad, após ação de um pequeno grupo de soldados americanos.
Obama, após relembrar a dor dos ataques de 11 de Setembro de 2001, disse que capturar o terrorista era uma das prioridades de seu governo.
A rede de televisão Fox News, por sua vez, informou que Osama morreu há uma semana em um bombardeio e que as autoridades americanas esperavam o resultado de um exame de DNA para confirmar sua identidade.
PERFIL
O obscuro ex-colaborador da CIA tornou-se sinônimo de terrorismo na década. Engenheiro civil, é um dos cerca de 50 filhos do construtor saudita Mohammed bin Laden.
Osama bin Laden iniciou sua carreira no Afeganistão nos anos 70, ajudando os EUA a expulsar tropas soviéticas. Criou a Al Qaeda (a base, em árabe) em 1998 e no mesmo ano mostrou seu cartão de visitas explodindo embaixadas americanas no Quênia e Tanzânia.
Em 2001 veio sua ação mais espetacular, contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Virou alvo número um dos Estados Unidos, procurado vivo ou morto. Esteve por trás, ou serviu de inspiração, para ataques em países tão diversos como Espanha, Indonésia, Marrocos e Turquia.
Suas mensagens mobilizam radicais pelo mundo todo. Sua ação mudou a forma como se faz guerra, como se protegem liberdades e como se inspecionam bagagens.
Associated Press | ||
Osama Bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, em foto de data desconhecida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário