Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

MATÉRIA: Bin Laden está morto e seu corpo está com os EUA, confirma Obama

FONTE:  http://www1.folha.uol.com.br/mundo/909875-bin-laden-esta-morto-e-seu-corpo-esta-com-os-eua-confirma-obama.shtml

01/05/2011 - 23h53

Bin Laden está morto e seu corpo está com os EUA, confirma Obama



Associated Press
Osama Bin Laden, em foto de data desconhecida
Osama Bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, em foto de data desconhecida

 
O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo está em posse das autoridades norte-americanas, confirmou neste domingo, em pronunciamento, o presidente Barack Obama.
"A justiça foi feita", afirmou Obama ao anunciar oficialmente que os Estados Unidos mataram Bin Laden.
De acordo com ele, a morte decorreu de uma ação de inteligência do Exército dos EUA em parceria com o Paquistão, que localizou o terrorista na última semana. O líder terrorista foi morto neste domingo em uma mansão nos arredores de Islamabad, após ação de um pequeno grupo de soldados americanos.
Obama, após relembrar a dor dos ataques de 11 de Setembro de 2001, disse que capturar o terrorista era uma das prioridades de seu governo.
A rede de televisão Fox News, por sua vez, informou que Osama morreu há uma semana em um bombardeio e que as autoridades americanas esperavam o resultado de um exame de DNA para confirmar sua identidade.
PERFIL
O obscuro ex-colaborador da CIA tornou-se sinônimo de terrorismo na década. Engenheiro civil, é um dos cerca de 50 filhos do construtor saudita Mohammed bin Laden.
Osama bin Laden iniciou sua carreira no Afeganistão nos anos 70, ajudando os EUA a expulsar tropas soviéticas. Criou a Al Qaeda (a base, em árabe) em 1998 e no mesmo ano mostrou seu cartão de visitas explodindo embaixadas americanas no Quênia e Tanzânia.
Em 2001 veio sua ação mais espetacular, contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Virou alvo número um dos Estados Unidos, procurado vivo ou morto. Esteve por trás, ou serviu de inspiração, para ataques em países tão diversos como Espanha, Indonésia, Marrocos e Turquia.
Suas mensagens mobilizam radicais pelo mundo todo. Sua ação mudou a forma como se faz guerra, como se protegem liberdades e como se inspecionam bagagens.

Associated Press
Osama Bin Laden, em foto de data desconhecida
Osama Bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, em foto de data desconhecida
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário