Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

MATÉRIA: Após registro do blog, Humberto Costa reage ao que considera preconceito contra Pernambuco

 
Educação

Após registro do blog, Humberto Costa reage ao que considera preconceito contra Pernambuco

POSTADO ÀS 18:57 EM 03 DE Maio DE 2011
 



O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, Humberto Costa (PE), reagiu nesta terça-feira (03/05), ao artigo “Vinte metros de profundidade”, de Claudio de Moura Castro publicado na revista Veja desta semana. Para o senador petista, o texto, que trata do desenvolvimento econômico de Pernambuco, é preconceituoso com o Estado, uma vez que atribui o crescimento da região apenas à existência do Porto de Saupe.
“Infelizmente no artigo que publicou nessa semana, não só demonstrou um grande preconceito que todos nós imaginávamos fosse algo superado em nosso País, como também um certo grau de desconhecimento da história e da economia do nosso País para tratar principalmente do tema Pernambuco”, disse.
“Queria fazer essa referência, manifestar a minha indignação com um artigo com esse conteúdo de uma revista importante como essa. Não faço aqui referência a quem escreve, mas ao conteúdo, que, tão somente, demonstra preconceito, desconhecimento e, acima de tudo, falta de uma visão do que o Brasil precisa hoje. O Brasil precisa hoje da união do seu povo, da unidade das suas regiões e de um trabalho em conjunto para que o futuro a que todos aspiramos possa chegar o mais rapidamente possível”, disse.
Segundo Humberto, o Nordeste está pagando a conta de durante muitos anos não ter sido prioritário na agenda nacional. “O que fez com que Pernambuco e outros Estados do Nordeste tivessem um desenvolvimento mais relativo mais difícil do que outras regiões do País foi exatamente a falta de visão e de políticas de desenvolvimento regional. O Brasil, no Governo do Presidente Lula, pela primeira vez, começou a olhar para outras regiões, a olhar para o Nordeste”, acrescentou.
“Naturalmente, um Estado que, ao longo de todo esse tempo, não foi olhado pelo Governo Federal, foi olhado só agora no Governo Lula, tem hoje dificuldades, como a falta de mão-de-obra qualificada, o que, na verdade, é um bom problema para ser resolvido e não deve ser objeto de qualquer preconceito, no sentido de tentar qualificar os trabalhadores nordestinos e pernambucanos como incapazes. Estamos à altura desse desafio, desse grande desenvolvimento”.
Humberto ainda lembrou o crescimento econômico de Pernambuco e de todo o Nordeste, que hoje é maior que o crescimento nacional. "Eu não poderia deixar de aqui fazer esse registro, manifestar aqui a minha estranheza, acima de tudo, pela falta de conhecimento sobre por que Estados como Pernambuco e outros chegaram a níveis de dificuldade no seu desenvolvimento, como vários deles chegaram e, agora, estão sendo resgatados, resgatados por um Governo que, pela primeira vez, nos últimos anos, como eu disse, começou a entender desenvolvimento regional como algo fundamental para o desenvolvimento de um país", disparou o petista. 
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário