Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

MATÈRIA: Acordo facilita reconhecimento de diplomas no Mercosul

FONTE: http://www.ondajovem.com.br/noticias.asp?idnoticia=9204


17/05/2011
O reconhecimento de diplomas de cursos de graduação entre os países do Mercosul deverá tornar-se mais fácil. Este é o objetivo de um acordo firmado entre os quatro países do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - e dois outros países sul-americanos, Bolívia e Chile, que recebeu, no último dia 12, parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Segundo a Agência Senado, o acordo foi firmado durante a reunião de cúpula do bloco realizada em junho de 2008, na cidade argentina de Tucumán. O texto representa a base jurídica para a atuação articulada das autoridades educacionais.

O nome formal do texto é Acordo sobre a Criação e a Implementação de um Sistema de Credenciamento de Cursos de Graduação para o Reconhecimento Regional da Qualidade Acadêmica dos Respectivos Diplomas no Mercosul e Estados Associados.

O acordo - que consta do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 636/10 - estabelece um mecanismo de credenciamento definitivo de cursos de graduação nos países do Mercosul, com base na experiência do Mecanismo Experimental de Credenciamento, já aplicado a cursos de agronomia, engenharias e medicina.

Esse "empreendimento acadêmico conjunto", como destaca em seu parecer o relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), tem por objetivo "assegurar a qualidade acadêmica da formação profissional ministrada pelos cursos superiores de referência na região" e facilitar a mobilidade e o intercâmbio de alunos e professores.

“O acordo ajudará a resolver os problemas de milhares de jovens que têm seus diplomas contestados”, prevê o senador Cristovam Buarque.

Fonte: Nota 10
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário