Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

SÉRIE UFPE LEGAL: UFPE selecionada no edital da Fundação Ford/Fundação Carlos Chagas

FONTE: ASCOM-UFPE


A UFPE foi uma das 13 Instituições de Ensino Superior do País selecionadas no Concurso de Dotações para Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós-Graduação, promovido pela Fundação Ford e Fundação Carlos Chagas. A proposta aprovada objetiva a implantação de um Pré-Acadêmico de Acesso à Pós-Graduação, que a Pró-Reitoria de Extensão (Proext), coordenadora institucional do projeto, denominou de Pré-Pós. Trata-se de um curso destinado à preparação de potenciais candidatos a participar dos processos de seleção dos programas de pós-graduação nas diversas áreas de conhecimento das universidades brasileiras.
O curso destina-se, prioritariamente, a pessoas negras ou indígenas, de origem popular, nascidas e/ou residentes nas regiões Nordeste ou Norte, e insere-se na política institucional de democratização do acesso e de fortalecimento das ações afirmativas, pois, objetiva contribuir para ampliar o acesso aos cursos de pós-graduação strictu sensu, na modalidade mestrado, a um segmento tradicionalmente excluído do acesso à pós-graduação.
A proposta aprovada, que em nível institucional, ficará sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) foi elaborada coletivamente pela professora Fátima Aparecida Silva, docente do CAA e ex-bolsista do Programa na FCC, Renato Athias, docente da UFPE, antropólogo e pesquisador com ênfase na etnicidade indígena, pela coordenadora de gestão da extensão assistente social Maria Christina de Medeiros Nunes, e com a representação estudantil de Sandro Silva de Lima, bolsista e coordenador político-pedagógico do Programa Conexão de Saberes, que lidera as discussões das ações afirmativas na UFPE. A primeira turma do Pré-Pós deverá ocorrer no 2º Semestre de 2011, com edital de seleção a ser amplamente divulgado.
Mais informações
Proext - Coordenação de Gestão da Extensão
(81) 2126.8134
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário