Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

OPORTUNIDADE: Abertos editais para bolsas de estudo na Espanha

FONTE: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=1474&textCode=16171&date=currentDate



Foram abertos dois (2) editais do governo espanhol para bolsas de estudo e ajudas de custo para cursos na área de cultura em instituições daquele país vinculadas ao Ministério da Cultura. O público alvo são profissionais com experiência em gestão pública e/ou  privada e, no segundo caso, jovens, em ambos os casos de origem iberoamericana;

1. Fundação ENDESA -13º  edital de bolsas de estudo  para participação em um programa de formação na área de patrimônio cultural, em colaboracão com e Ministerio de Cultura da Espanha e o Centro Coordenador de Formação Hispância, da  Fundacão Duques de Soria e que se desenvolverá nos centros vinculados ao Ministério da Cultura da Espanha relacionados abaixo:

        Biblioteca Nacional
        Filmoteca Española
        Instituto del Patrimonio Cultural de España
        Museo de América
        Museo Nacional de Artes Decorativas
        Museo Nacional de Antropología
        Museo del Traje
        Museo Arqueológico Nacional
        Museo del Romanticismo
        Museo Sorolla
        Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
        Museo Thyssen-Bornemisza (Fundación “Colección Thyssen- Bornemisza”)
        Museo Lázaro Galdiano (Fundación Lázaro Galdiano)
        Museo del Prado
        Subdirección General de los Archivos Estatales
        Subdirección General de Promoción de las Bellas Artes
        Unidad de apoyo de la Dirección General de Bellas Artes y Bienes Culturales

Serão destinadas 9 bolsas no valor mensal 1000 euros brutos cada uma com 9 meses de duração(3/10/2011 a 29/6/2012). Além da bolsa os selecionados receberão uma ajuda de custo para passagem e instalação no valor de 1.800 euros.

Os candidatos deverão atander aos seguintes requisitos:

a)ter nacionalidade de um dos seguintes países :Andorra Argentina, Bolivia, BRASIL, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai,Venezuela, Guiné equatorial, Filipinas e Porto Rico.

b)ter concluído o curso superior após 1o. de janeiro de 2006   e ter nascido após 1 de janeiro de 1981.

c) apresentar um anteprojeto do trabalho que pretende desenvolver durante o período da bolsa adequado às linhas de atuação da instituição espanhola escolhida.

As inscrições deverão ser feitas, preferencialmente, por meio eletrônico no sítio http://sede.mcu.gob.es e conforme orientações contidas no documento anexado.

As inscrições estarão abertas até o dia 5 de junho do corrente ano.

2.Ministério da Cultura da Espanha_ as ajudas de custo para formação de jovens profissionais iberoamericanos na área cultural -2011-2012, para o qual estão destinados pelo governo espanhol 450 mil euros. Os cursos, de curta duração em diversas áreas da cultura, destinam-se a gestores culturais com experiência em instituições  públicas e privadas de seu país de origem, nas seguintes áreas: patrimonio cultural (proteção,
restauração conservação e investigação do patrimônio); industria editorial; museus, arquivos, bibliotecas; estadísticas culturales; exposições; artes visuaies, cinematografía e industria audiovisual; artes cénicas e música; digitalização de materiais culturais. Os candidatos devem ser preferencialmente jovens de até 35 anos completados neste ano e residentes nos países Andorra Argentina, Bolivia, BRASIL, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai,Venezuela, Guiné equatorial, Filipinas e Porto Rico.

A duração e o valor das ajudas de custo variam de acordo com os temas e as instituições hospedeiras, estando listados no anexo 2.

As inscrições devem ser feitas, preferencialmente, por meio eletronico no sítio http://sede.mcu.gob.es , até o dia 9 de junho(30 dias a partir da publicação do edital no Diário Oficial daquele país (ver anexo 1).
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário