Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

MATÉRIA: O "Fora TKS" continua hoje (dia 3) no CAC às 13 h

FONTE: http://reciferesiste.wordpress.com/2011/05/02/fora-tks/#more-2676

Fora TKS!
02/05/2011, 23:07
Filed under: notícias | Tags: , , , ,
 
 


Na última sexta-feira, após o chamado para uma “batucada contra a repressão”, por volta de 50 estudantes se encontraram em frente ao CAC (Centro de Artes e Comunicação) na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) a fim de mostrar que os recorrentes episódios de violência no campus, efetuados pela empresa de segurança privada TKS, não passarão mais em branco.
A principal exigência dxs manifestantes foi o fim imediato do contrato com a empresa terceirizada que oferece “segurança” à universidade. Essa exigência não é só resposta às agressões sofridas pelxs estudantes, mas também uma luta contra privatização da instituição e uma tentativa de poder intervir diretamente no plano de segurança da universidade. Pois, como de costume, todas as mudanças ocorridas recentemente no plano de segurança da UFPE foram impostas, seguindo a tradição de não existir diálogo entre a reitoria e xs estudantes.
Após uma breve concentração foi decidido sair em protesto passando pelo CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas), pelo CE (Centro de Educação) e pelo RU (Restaurante Universitário). Alfaia, pífano, triângulo, pandeiros, apitos e palmas garantiram a instiga de todo percurso. Durante a caminhada estudantes e funcionários aderiram espontaneamente ao protesto. Foram feitas passagens em salas de aula para explicar a razão do ato e denunciar o comportamento fascista da TKS.
Não houveram incidentes com a segurança, mas isso não quer dizer que a repressão acabou. No 1º andar do CFCH o GTO (Grupo Tático de Operações), segurança patrimonial da universidade, apareceu para observar a movimentação e se depararam com o grupo de estudantes gritando “Fora, TKS!”. Tendo em vista  quantidade de pessoas no ato encostaram-se nas paredes e nada fizeram.

Na entrada do RU
 O ato de sexta demonstrou que xs estudantes e funcionárixs não estão alheixs aos abusos que ocorrem nesse espaço, e que, não apenas no tocante à segurança universitária, o modelo do projeto político-administrativo da UFPE necessita ser revisto e questionado. A partir de mobilizações como esta é que podemos vislumbrar a possibilidade da construção de um espaço em que todxs, não só os membros da comunidade acadêmica, mas a sociedade de modo geral, se apropriem dos rumos a serem tomados pela universidade, e do papel que esta deve vir a cumprir socialmente.
Na terça-feira (03.05) às 13h  teremos um espaço de debate com a mesma temática do protesto da última sexta, “O que você acha que esse grupos tem a ver com SEGURANÇA?”, novamente em frente ao CAC. Para assim darmos continuidade às ações reinvindicativas acerca desses últimos acontecimentos, apareça por lá amanhã!



Unidos Contra a TKS!
Recife Resiste!
  um segurança tentou impedir a entrada dxs manifestantes, mas rapidamente os gritos de “RU popular, gratuidade já!” eram escutados pelxs que estavam dentro do restaurante jantando. Muitos ainda apoiaram batendo palmas ou gritando junto. Todxs entraram e o protesto foi finalizado com um grande banquete gratuito! Mentira. Essa era a idéia, mas como o serviço do RU é terceirizado alguns conseguiram comer e depois a gerente proibiu xs funcionárixs de nos servirem. Mesmo assim foi muito bom perceber que xs funcionárixs se mostravam do nosso lado e só não puderam se solidarizar por conta da presença da gerente. Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário