Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de maio de 2011

MATÉRIA: Fiocruz Pernambuco promove seminário sobre comunicação e doenças negligenciadas

FONTE: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=40143:fiocruz-pernambuco-promove-seminario-sobre-comunicacao-e-doencas-negligenciadas&catid=50&Itemid=72


Da assessoria da Fiocruz

Destinado aos gestores, profissionais de saúde e comunicadores que atuam na área da saúde, o evento ocorre no momento em que o estado de Pernambuco, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde, lança o Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas (Sanar). Assim, propomos uma reflexão sobre a comunicação entendida não apenas como um conjunto de procedimentos destinado a fazer circular informação e conhecimento, mas como um processo que deve, entre outros aspectos, garantir o acesso à informação como direito da cidadania.
Ainda que a tradição, no setor saúde seja a de atribuir à comunicação uma dimensão técnica, com um caráter instrumental e como uma instância de prestação de serviços, o processo de implantação do SUS tem favorecido o surgimento de novas abordagens para o setor. Abordagens como a que define a comunicação com um grande espaço de negociação, onde os sentidos são produzidos, circulam e são apropriados.
O seminário “A comunicação e as doenças negligenciadas” também pretende discutir a cobertura da mídia relacionada a essas doenças. Os meios de comunicação de massa cumprem hoje um lugar fundamental na formação do olhar que a população tem sobre o mundo e as relações sociais. À mídia cabe grande parcela de responsabilidade na configuração das práticas sociais, além do papel de agendamento das questões que a sociedade deve considerar relevante para o debate público.  Para a área da saúde, essas considerações assumem enorme importância. Sabe-se que o espaço conferido pela mídia às questões da saúde pública e o modo de abordagem da mesma influi decisivamente na capacidade de implantação das políticas públicas de caráter preventivo ou mesmo emergenciais.
A história da Fiocruz PE está intimamente ligada ao estudo das doenças negligenciadas. São 60 anos dedicados ao enfrentamento desses males, conhecidos por muitos como “doenças da pobreza”. O termo é bastante adequado uma vez que todas as doenças as quais se refere (filariose, hanseníase, leishmaniose visceral, tuberculose, doença de chagas, esquistossomose, entre outras) têm em comum as precárias condições de vida e a negação da cidadania às pessoas afetadas.
Além dessa relação com a pesquisa para o desenvolvimento de novos diagnósticos, fármacos e tratamentos contra doenças negligenciadas, a Fiocruz Pernambuco conta com cinco serviços de referência para o Ministério da Saúde, estados e municípios, de caráter nacional (02) e regional (03). A Fiocruz nacional, no campo específico da Comunicação e Saúde, desenvolve um vigoroso trabalho em diversos espaços da instituição. Podemos citar como exemplo a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, o Programa Radis Comunicação em Saúde, o Canal Saúde e também os diversos programa de pós-graduação. Em especial o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), oferecido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), oferecendo os cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Informação e Comunicação em Saúde.
É neste cenário que a Fiocruz PE se propõe a reunir gestores e profissionais de saúde e profissionais da comunicação para discutir alternativas para melhor enfrentamento das doenças negligenciadas.
Programação

8h30 – Abertura
Ministério da Saúde
Secretaria de Saúde de Pernambuco
Secretaria de Saúde do Recife
Fiocruz PE
Exibição do vídeo: “Esquistossomose, quebrando o ciclo” - Icict/Fiocruz – SVS/MS – Fiocruz PE
9h15 - Mesa-Redonda:
A importância da comunicação no enfrentamento das doenças negligenciadas
1) Inesita Soares de Araujo -  Pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/ICICT/Fiocruz)
2) Tete Marques - Técnica do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA).
3) Arlindo Gomes -  Superintendente do Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Coordenação: Silvia Santos, jornalista, Fiocruz PE.
12h – Intervalo para o almoço
13h30 - Mesa-redonda:
A cobertura da mídia e as doenças negligenciadas
1) Umberto Trigueiros - Jornalista, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz)
2) Veronica Almeida - Repórter especial do Jornal do Commercio.
3) Jô Mazzarolo - Diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste.
4) Cidoval Morais de Sousa - jornalista, coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Coordenação: Rita Vasconcelos, coordenadora da Ascom/Fiocruz PE
15h30 - Coffee-break
15h45 - Mesa-Redonda:
A comunicação e a gestão em saúde
1) Rosa Castália - Coordenadora de Doenças Negligenciadas da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).
2)Eronildo Felisberto - Secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE).
3)Eduardo Freese – Diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz (CPqAM/Fiocruz).
O evento acontecerá no próximo dia 31 de maio no Auditório Frederico Simões Barbosa, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz PE), localizado no Campus da Universidade Federal de Pernambuco. O evento é gratuito e deve ser feita a inscrição prévia pelo o e-mail: comunicacao2011@cpqam.fiocruz.br  
Discutir as questões relacionadas à comunicação no enfrentamento das doenças negligenciadas é o objetivo do Seminário “Comunicação e as doenças negligenciadas”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco, no próximo dia 31 de maio de 2011, no auditório da instituição. Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário