Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2011

MATÉRIA: Centenária Ordem Demolay usa internet para divulgar rituais

FONTE: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/05/15/centenaria-ordem-demolay-usa-internet-para-divulgar-rituais-272019.php


Grande Recife // Ritual

Centenária Ordem Demolay usa internet para divulgar rituais

Publicado em 15.05.2011, às 20h09

Ismaela Silva Da Rádio Jornal
Reunião da Ordem reúne jovens de 12 a 21 anos
Reunião da Ordem reúne jovens de 12 a 21 anos
Foto: Ismaela Silva/Rádio Jornal

Em um templo maçônico, um altar triangular é cercado por sete castiçais e sete velas. Junto a esse altar, um grupo de jovens vestidos com capas pretas fazem orações, falam de filosofia e filantropia. Algumas pessoas podem não saber, mas essa é a descrição de uma reunião ritualística aberta da Ordem Demolay. Uma das atividades da Ordem que pode ser divulgada para não-integrantes e que hoje já pode ser assistida até mesmo na internet.

Com quase cem anos de existência, a Ordem Demolay congrega jovens de 12 a 21 anos em países do mundo inteiro e, assim como a Maçonaria, insitituição à qual é ligada, possui informações que só podem ser conhecidas e presenciadas pelos seus membros. Apesar desses mistérios, é cada dia mais fácil ver dados e imagens de várias atividades da instituição nas redes sociais e sites.

Integrados à era da informação, os jovens participantes da ordem têm utilizado a internet e os meios de comunicação para mostrar ao mundo quem eles são e o que fazem. Em comunidades e fóruns do Orkut e do Facebook, por exemplo, os garotos divulgam a agenda das futuras reuniões. Já no Twitter conversam sobre as ações de caridade que promoveram e divulgam links de sites e blogs que se dedicam a falar sobre a ordem.


 
http://www2.uol.com.br/JC/twitter_demolay_48-0.jpg


SAIBA MAIS
»
Organização de jovens ligada à Maçonaria dá exemplo de atitude cidadã [+vídeo, fotos e áudio]

Outro exemplo da disposição da Ordem em utilizar as diversas formas de comunicação para tornar seu trabalho conhecido é o do Capítulo República Olindense, patrocinado pela loja Maçônica 12 de março de 1537, localizada em Olinda. Na última segunda-feira (9), o trabalho filantrópico realizado pelos integrantes do capítulo no Lar de Idosos Maria Do Carmo foi tema de reportagem do quadro Atitude Cidadã na Rádio Jornal. A iniciativa partiu do próprio grupo em procurar a rádio e abrir as portas do templo maçônico para a reportagem. Além disso, eles também estão entre os capítulos que participam ativamente das redes sociais.

Preocupados em manter contato com os jovens participantes do capítulo e também em se relacionar com outros grupos de Pernambuco e do Brasil, eles criaram perfis no Orkut e no Twitter para o República Olindense e, através deles, mandam noticias e prestam serviço aos jovens demolays. “O Twitter surgiu como o meio mais rápido de estabelecer comunicação. Através dele, divulgamos o que estamos fazendo, o que há de novo no nosso blog e também retuitamos informações interessantes divulgadas por outras instituições”, conta Tobias Farias, conselheiro regional da Ordem Demolay em Pernambuco.

No âmbito nacional, a atuação da Ordem na internet também já foi marca no Twitter. Em 18 de março deste ano, dia em que foi comemorado pela primeira vez o Dia Nacional DeMolay (data sansionada pelo presidente Lula em 2009), a hastag #demolayday figurou nos Trending Topics Brasil, chegando a ser o segundo assunto mais comentado na rede social.

A atuação e divulgação da Ordem Demolay tem se estendido de tal maneira que chegou ao ponto de não apenas projetar a instituição para que o mundo possa conhecer melhor a ordem, mas também ajudando a estreitar laços entre participantes e interessados, chegando a modificar paradigmas. No próprio Capítulo República Olindense, há um caso que pegou os integrantes de surpresa. No perfil do orkut, um garoto adicionou o perfil com o interesse de confessar a sua vontade de ser um integrante. “Normalmente isso não acontece, os jovens são convidados por algum maçom ou mesmo outro demolay para participar da ordem. Mas, nesse caso, achamos interessante o alcance da rede social e vamos marcar um encontro com ele, para conhecê-lo melhor”, conta Rodrigo Araújo.

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário