Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

DESMISTIFICANDO: É possível passar em concursos públicos sem recursos financeiros?

FONTE: http://www.lutadeumconcurseiro.com/?p=6102



O mercado oferece uma variedade de produtos destinados às pessoas que se preparam para concursos públicos. Cursos presenciais e onlines, livros com teorias e exercícios de várias matérias cobradas nos certames, biografias de quem conseguiu a aprovação, materiais com dicas de professores e especialistas, dentre outros produtos, fazem parte do leque de opções que auxiliam os concurseiros na luta por uma vaga no serviço público. Diante de tantas possibilidades, os estudantes que não têm dinheiro para investir em sua preparação ficam desmotivados e acreditam que terão desvantagens em relação aos seus concorrentes com poder aquisitivo maior. Porém, para quem de fato deseja passar em um certante, a falta de dinheiro não é motivo para desistir. Afinal, como diz o ditato popular: “quem não tem cão, caça com gato”.
Quanto mais ferramentas o aluno tiver à sua disposição, melhor; porém, passar em concursos requer muito mais. Motivação, perseverança e disciplina fazem a diferença e são responsáveis por proporcionar, muitas vezes, ao candidato humilde, sem recursos financeiros, a aprovação em um concurso público. Um exemplo é o caso do ex-morador de rua que foi aprovado no concurso do Banco do Brasil. Apesar das dificuldades, sem dinheiro para comprar roupas e comida,  Ubirajara Gomes não desistiu do sonho de ser funcionário público. Estudava em uma biblioteca pública todos os dias e com muito esforço foi aprovado para o cargo de escriturário.




Uma excelente opção para ter acesso a livros de qualidade e sem pagar nada é oferecida também por muitas universidades. Algumas liberam o acesso às bibliotecas para o público em geral. Além de disponibilizarem espaço para estudo em grupo e individual, as instituições permitem o uso de livros para consulta local. Para os concurseiros que têm acesso à internet, as opções de estudo gratuitas são ainda maiores. Em alguns fóruns e comunidades nas redes sociais, é possível encontrar apostilas e resumos disponibilizadas pelos próprios estudantes. No youtube, os concurseiros também poderão encontrar vídeos com dicas de professores e especialistas renomados.
Para os estudantes que desejam se preparar para certames na área jurídica, uma dica é o programa “Saber Direito”, da TV Justiça. O projeto tem como objetivo oferecer gratuitamente informações em diversas áreas jurídicas, de forma didática e acessível. As aulas poderão ser vistas pelo site do programa ou pelo youtube. Também através do site, o estudante poderá ter acesso às apostilas das aulas.




Matéria certa em muitos concursos, informática é ainda temida por muitos candidatos. Uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam quebrar as barreiras com assuntos como excel e não têm recursos para fazer um curso é o projeto educacional Be-a-Byte. A iniciativa do professor João Antônio tem como objetivo oferecer aulas de informática de forma gratuita, simples e didática. O aluno precisa apenas fazer um cadastro no site do Be-a-Byte e poderá assistir a um vídeo de 1h todos os dias.





Além de todas essas dicas, os concurseiros podem também participar de aulões gratuitos oferecidos por muitos cursos preparatórios para concursos. Muitas instituições também disponibilizam bolsas de estudos para alunos mais carentes, não custa nada conversar com o diretor de um curso e expor a sua situação.  A falta de dinheiro não poderá ser um obstáculo para que você inicie sua preparação. Luta com as armas que estão ao seu alcance!
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário