Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
05/10/2011 | 13h41 | Educação
05/10/2011 | 13h41 | Educação
A Universidade Federal de Pernambuco terá novos cursos de graduação nos próximos anos. Caruaru deverá ganhar o ensino de Ciências Contábeis, Serviço Social e Medicina, Vitória de Santo Antão deve receber um curso superior de Gestão da Saúde, enquanto o Recife pode receber uma gradução em Engenharia de Automação. Além disso, o Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, deve ser transformada a mais nova emergência pública do estado, até dezembro deste ano.
Estas são apenas algumas das novidades, e desafios, que deverão marcar a gestão do novo reitor eleito da UFPE, Anísio Brasileiro, que toma posse nesta quinta-feira (6), em Brasília. Em visita aos Diarios Associados, junto ao seu vice-reitor, Silvio Marques, o professor antecipou algumas das provações que serão enfrentadas pela academia para se manter no mesmo ritmo de desenvolvimento da economia pernambucana. A transmissão do cargo, na prática, ocorrerá na própria instituição, na próxima terça-feira (11), no Centro de Convenções da UFPE, quando o atual reitor, Amaro Lins, deixará o posto ocupado desde 2003.
Entre os objetivos de Anísio Brasileiro e do novo vice-reitor, Silvio Marques, estão o fortalecimento da universidade, recentemente considerada por levantamento da TopUniversities.com, a 33ª melhor instituição de ensino superior da América Latina. A ideia é seguir a trilha de desenvolvimento apresentada pelos grandes investimentos industriais realizados no estado, unindo a academia ao mercado de trabalho e fomentando o crescimento também do interior pernambucano.
Quem já é aluno da universidade poderá comemorar, em breve, a conclusão de projetos já em andamento pela atual gestão, que apoiou Brasileiro. “Construiremos novos Restaurantes Universitários em Vitória e Caruaru e o do Recife, será ampliado. As três cidades também receberão incentivos para moradia dos estudantes: novas casas do estudante nos dois principais campi do interior, com capacidade de 40 alunos casa, e uma nova casa mista no Recife, para até 130 alunos”, garante.
Reitor – Anísio Brasileiro é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1977 e Doutor em Transportes pela Universidade de Paris. É a primeira vez que o professor assume a reitoria da UFPE, depois de ter participado da gestão do atual reitor Amaro Lins na figura de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.
Enviar para o Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário