Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Professor do CE produz carta aos estudantes

CARTA AOS ESTUDANTES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFPE
Prezados estudantes do Centro de Educação, não queria me envolver na eleição de vocês, mas não posso ficar omisso. Até segunda-feira a disputa estava linda: cada chapa estava utilizando os recursos que dispunham: argumentativos, estéticos, dialógicos, persuasivos etc. Contudo, nesta terça-feira, os interesses eleitorais prevaleceram diante da construção de um projeto político consistente. Acusar Clodoaldo, Tonico, Edelson, Claudemir, Ana, Maysa, Felipe, Igor, Lívia de desvio de dinheiro e outras coisas mais (desonestas), já é demais. Eu coloco a minha mão no fogo por eles e outros que compunham, na época, o chamado Vira-Mundo (Vira-Mundo não tem nada a ver com a chapa atual). Repito: coloco as minhas mãos no fogo por eles. São companheiros e companheiras valios@s.
Esses que estão sendo caluniad@s foram os que OCUPARAM A REITORIA numa época que o esvaziamento do movimento estudantil era enorme. Os estudantes de Pedagogia tiveram um papel importantíssimo nessa ocupação: na mobilização e ação afetivas. Foram ameaçados diariamente pela Reitoria. Esse passado não pode ser escondido e caluniado – faz parte da história da UFPE.
Quem quiser votar na Roda-Viva deve votar, porque são companheiras valiosas. Reconheço que merece crédito. Contudo, não aprovo a tática de desmoralizar outros por interesses eleitorais. Aprendi uma coisa nos meus trinta anos de política: uma das coisas mais valiosas que temos é a moral. Construí-la é muito difícil, destruí-la, é muito fácil. Só basta propagar que fulano é isso ou aquilo e, pronto, pega que uma belezinha. Na politicagem dos partidos funcionam assim. Só basta ligar a televisão ou acompanhar um pouco de perto. A crítica ao grupo deve ser feita sobre aspectos políticos (divergências de encaminhamento para reconstruir o D.A. por exemplo), não esses.
Da parte do Só Se For Agora, também, há pessoas maravilhosas.
Na minha época, era comum alguém ser acusado de dedo-duro, policial. Depois que se espalhasse, aquela pessoa estaria destruída e ninguém mais tiraria aquela imagem. Portanto, cuidado, não vale a pena destruir imagens de alguém para atrair votos. Pois, se eles fizeram tudo isso, porque só falar agora? Vocês tinham a obrigação de denunciar na Justiça há muito tempo. Portanto, vocês foram omissas tanto quanto eles – se de fato aconteceu.(como não acredito nisso, vocês erraram feio).
Só uma coisa deve nos interessar agora: manter a unidade na luta – e que não será pouca -, pois a política dos governos municipais, estaduais e federais contra vocês ( e nós) são muitas. Quem ganhar, o importante é que se comprometa com a luta política tanto na Universidade e no CE quanto na sociedade em geral.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário