Total de visualizações de página

domingo, 16 de outubro de 2011

OPINIÃO: Feliz dia dos Professores: às favas as lentilhas (Por Professor Biu Vicente)


Retornando do almoço para a minha sala, encontro um professora que perguntou se eu não fui almoçar. É que ela não me viu no almoço que a Associação dos Docente da Universidade Federal de Pernambuco ofereceu hoje, dia 14; um almoço aos seus associados. Eu sou um deles e, além de pagar o vergonhoso imposto sindical obrigatório, também faço a contribuição para a manutenção de minha associação. Mas não fui ao almoço em minha homenagem, não fui ser COM PANIS, não fui dividir o pão com quem resolveu aceitar um acordo como patrão – governo federal – e receber um “aumento” de 4% em 2012, embora a inflação de 2011 esteja sendo projetada, pelo patrão, como acima dos 7%. E essa “minha” associação profissional fez isso contrariando parecer de nossas assembléias. Como gritava a torcida do flamengo, em épocas em que o tráfico de drogas começava sistematicamente aprofundar as raízes nos morros cariocas: TÁ DOMINADO! TÁ DOMINADO!

Não consigo ser “com panis ro” – companheiro – com quem dividiu meu pão com outros tirando-o de minhas mãos e boca.

Fico pensando nas metáforas que o mundo moderno anda fazendo. Amanhã, dia 15, antigamente dedicado a homenagear professores. Mas, hoje, vendo a televisão, observo que não menção a esse tipo de profissional. Mas vi que este é o DIA DE LAVAR AS MÃOS.

Todos nós sabemos que precisamos lavar as mãos para evitar que germes malignos se apoderem de nossos corpos. Professores, quando o são, são capazes de abrir espaços para que os germes do livre pensar, os germes do auto-respeito, da auto-estima, da expansão dos horizontes venham a contaminar não os corpos, mas os espíritos das novas gerações que, por aprender seriamente o legado deixado, cuidarão de criar novos legados, escapando do domínio dos que nos querem fazer “comer o pão que o diabo amassou”, o pão não respeito a si próprio, o pão que deixa levar a espírito por troca de migalhas oferecidas em almoços de “comemoração”. A metáfora do DIA DE LAVAR AS MÃOS, colocado no dia dos professores, parece ser a consagração do DIA DE PÔNCIO PILATOS.

Mas nós continuaremos a cuidar para que sempre se continue pensando e, faremos o possível para que nossos alunos compreendam que, professores que eles serão, estarão para além dos PRATOS DE LENTILHAS sempre ofertados e aceitos pelos que confundem o que são com o que o mundo deseja.

ÀS FAVAS AS LENTILHAS.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

Prof. Biu Vicente

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário