Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DOCUMENTO: À Comunidade da UFPE (Carta das gestoras do CFCH da UFPE)

FONTE: http://www.ufpe.br/agencia/images/documentos/a_comunidade_da_ufpe.pdf



À Comunidade da UFPE

Há alguns anos, lamentavelmente, indivíduos têm atentado contra suas próprias vidas nas dependências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e, felizmente, na maioria dos casos, não têm conseguido êxito.
Os últimos atos consumados aconteceram em um breve espaço de tempo, o que levou a comunidade do CFCH e o seu entorno a exigir das autoridades universitárias respostas mais efetivas, tanto em relação à ‘vulnerabilidade’ do edifício, quanto à sua ‘humanização’.
Algumas medidas de segurança foram tomadas, anteriormente, como a colocação de redes de proteção, a partir do 4º andar até o 14º, depois substituídas por grades; rondas realizadas por funcionários da segurança da UFPE, no final de cada turno; o fechamento do prédio a partir das 22 horas e 30 minutos; a contratação de novos ascensoristas; e, a implantação de um projeto de câmeras, em vários pontos, no interior do edifício, a ser executado pela Diretoria de Segurança da UFPE, assim que a reconstrução das fachadas leste e oeste estiverem concluídas.
Todas estas medidas dificultaram a ação dos suicidas, mas não evitaram a consumação de alguns atos.
A Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas percebe a necessidade de uma discussão mais profunda sobre este problema, que aflige toda a comunidade universitária. Para tanto, estamos convidando sociólogos, psicólogos, antropólogos, psicanalistas, psiquiatras, filósofos, historiadores, educadores e outros especialistas para dirigirem esta discussão.
A ausência de uma discussão transparente e sem subterfúgios leva à causalidades e culpabilidades inconsistentes. Especialistas ou não, sabem que o tema suicídio é bastante complexo e deve ser tratado por estudiosos que possam trazer informações e esclarecimentos a todos, principalmente aos jovens, que lutam e prezam por suas vidas.
Associar os lastimáveis acontecimentos às reformas estruturais do edifício do CFCH é uma atitude incompreensível e mesquinha, que permite confundir uma discussão corajosa sobre a nossa sociedade.
As assumirmos a Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas em 30 de maio de 2008, estávamos conscientes que enfrentaríamos reformas estruturais nas fachadas leste e oeste e nas juntas de dilatação do edifício, que ficarão prontas até o mês de dezembro de 2011. Também sabíamos da necessidade de um gerador de energia, que já está licitado e de mais um elevador, que está em processo de licitação. Conseguimos, a duras penas, contratar a empresa Atlas-Schindler, para dar assistência aos elevadores e recuperá-los, interrompendo um contrato com empresa ineficiente, apesar de vencedora na última licitação.
No próximo semestre, com a ocupação do bloco compartilhado CFCH/CCSA, pelos cursos novos (Arqueologia, Museologia e Ciência Política), o nosso edifício deverá ter um novo desenho em sua ocupação, com abrangência em seu entorno, cuja marca será a da humanização.
Profa. Dra Maria do Socorro Ferraz Barbosa – Diretora do CFCH
Profa. Dra. Lucinda Maria da Rocha Macedo – Vice-Diretora do CFCH
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário