Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MATÉRIA: "Estudantes não são palhaços", diz irmão do cearense que teve acesso ao Enem 2011

FONTE: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/10/26/882505/estudantes-no-so-palhacos-diz-irmo-do-cearense-teve-acesso-ao-enem-2011-leia-depoimento.html

"Estudantes não são palhaços", diz irmão do cearense que teve acesso ao Enem 2011; leia o depoimento

26/10/2011
Quatorze questões do Enem 2011 foram divulgadas em um perfil do Facebook na noite desta terça-feira (25). Segundo o MEC, uma questão é "similar" e quatro não são parecidas
O Ministério da Educação (MEC) assumiu nesta quarta-feira (26) que o simulado do Colégio Christus em Fortaleza, Ceará, apresentou nove questões idênticas às do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011.
Leia a seguir o depoimento do irmão do estudante Caio Cipriano, o responsável pela denuncia do vazamento das questões na noite terça-feira (25) em sua página na rede social Facebook:
O simulado teria sido aplicado aos alunos do colégio mais de duas semanas antes da realização da prova do Enem, aplicada neste fim de semana em todo o país. Quatorze questões foram divulgadas em um perfil do Facebook. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. Dependendo da investigação, só os 630 estudantes do colégio Christus, que tem várias unidades na capital do Ceará, poderão ter de refazer o Enem em novembro.
"Antes de tudo, não sejamos precipitados e esperemos que todos os fatos sejam apurados para incumbirmos quais responsabilidades cada um merece em tal ocorrido. Até lá, não julguemos o Colégio Christus e principalmente seus alunos. É comum que a maioria das pessoas seja levada pelo ‘calor da massa’ e sejam apenas ‘Maria vai com as outras’, sem nem pensar direito antes de julgar.
Julgar meu irmão, o próprio colégio Christus, os alunos, ou seja, lá quem mais for. Já vi inúmeros comentários maldosos, ameaças e julgamentos pejorativos a respeito de meu irmão bem como aos alunos do Colégio Christus, que também não possuem culpa alguma.
Tenhamos amadurecimento e sensatez. Ao postar as 14 questões, meu irmão tinha simplesmente o intuito de questionar como se acerta 14 questões em 180 dentre um banco de dados de 5 mil questões e só.
Apesar de ser como procurar agulha no palheiro e de ser ínfima a possibilidade de achar tais agulhas, a possibilidade ainda assim existe e é concreta. Ele foi apenas um porta-voz de milhares de alunos também bastante curiosos com o ocorrido. Se não fosse ele, teria sido outro.
Ademais, não é de direito de ninguém julgar o Christus ou seus alunos como já dito. Isso é dever das autoridades competentes cabendo as mesmas investigarem e ouvirem as devidas partes. Todavia, para que isso chegasse aos olhos e ouvidos do público, mídia e autoridades alguém teria que se manifestar. Só queremos a verdade, só isso. Que ela seja buscada incansavelmente.
Temos que exigir mais respeitos aos vestibulandos, eles são estudantes e não palhaços. Estudam o ano inteiro preparando-se para uma prova, trabalham todo seu psicológico para determinada data, para depois o tão esperado exame ser mais uma vez posto em questão e os pobres alunos serem os grandes afetados pela incompetência e irresponsabilidade alheia, jogando-se lama em toda sua preparação."(Igor Cipriano)
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário