Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MATÉRIA: Novo reitor assume Universidade Federal


Momento de despedida para uns e de boas-vindas para outros. Esta mistura de substantivos esteve presente, ontem pela manhã, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quando o ex-reitor da instituição, Amaro Lins, transferiu o cargo ao atual gestor Anísio Brasileiro. Na ocasião, além de funcionários e estudantes da “casa”, estiveram presentes autoridades públicas, como o prefeito do Recife, João da Costa; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; e o senador da República, Humberto Costa. Todos puderam prestigiar a cerimônia tradicional, que teve início com a leitura do ato de posse do reitor e o protocolo das vestes específicas que simbolizam o poder institucional ao cargo.

“Posso dizer que construímos uma no­va universidade dentro da UFPE, porque investimos no quadro de servidores, expandimos recursos e resgatamos compromisso junto à sociedade”, disse Lins.

O sentimento de continuidade, de fato, foi atestado pe­lo novo reitor, Brasileiro. “É com muita honra e senso de responsabilidade que eu recebo esse posto do professor Amaro. Pretendo cuidar muito bem dos estudantes e da segurança, alimentação e formação de qualidade de­les”, pontuou o gestor, exemplificando as novas metas. “Já temos recursos para os Restaurantes Universitários (RUs) de Caruaru, que come­çaremos em poucos meses, e em Vitória, que já está em conclusão. Também pretendo entrar em contato com companhias de transporte, para ampliarmos os ônibus que circulam nos campi”.

O reitor, no período de candidatura, também havia citado a política de informação e comunicação como proposta. Permanecendo, portanto, com a ideia ativa, ele explicou como iria executar o projeto. “Primeiro, vamos fortalecer cada unidade de rádio, televisão, biblioteca, com políticas específicas e recursos para equipamentos e infraestrutura. O propósito é aproximar a comunidade acadêmica do sistema de comunicação. Então, vamos criar uma espécie de superintendência para cuidar dessas políticas e levar isso à frente”, destacou.

Confiantes de que o novo mandato só tem a fortalecer a unidade de ensino, autoridades públicas também expuseram o que aguardavam da gestão. “Espero continuar com a relação muito próxima e com a parceria que tivemos nesses anos. Temos compartilhado desafios e encomendas com a UFPE, a UFPRE, a Univasf e a UPE; todas focadas e capacitadas. Então, tenho certeza de que essa parceria vai continuar de forma positiva”, externou o governador do Estado, Eduardo Campos. Já o prefeito do Recife, João da Costa, preferiu focar nas futuras parcerias entre a cidade e a UFPE. “Esta universidade é um patrimônio fundamental para transformar a cidade, do ponto de vista econômico. Através dela, poderemos criar cadeias produtivas na área da farmacologia, biotecnologia. Portanto, vamos procurar o reitor para consolidarmos outros acordos”, concluiu.

A camada estudantil também fez questão de estar presente e cobrar mais direito de voz . “Como a gente construiu o projeto da campanha dele, a gente espera que ele faça uma gestão em conjunto com a gente. E temos reivindicações de bolsas de estudo, melhorias nas infraestruturas. Como não tivemos muito diálogo com Amaro, esperamos ter com Anísio, apesar de ele ser da situação. Afinal, ele é outra pessoa”, opinou o aluno da UFPE Bruno Melo.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário