A professora Maria Eduarda da Mota Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, recebeu, na última quarta-feira (30), em São Paulo, o troféu referente ao Prêmio Jabuti 2011, relativo ao 3º lugar na categoria Comunicação alcançado pelo livro “A nova retórica do capital: a publicidade brasileira em tempos neoliberais”, publicado pela Edusp.
O livro traça um panorama da indústria da propaganda no Brasil desde o golpe militar de 1964 até o início dos anos 2000, com foco na mudança ideológica em defesa da livre atuação do capital a partir dos anos 1980, enfatizando conceitos como “responsabilidade social” e “qualidade de vida”, como anteparos para anunciantes pressionados pelo aumento da concorrência e da cobrança de movimentos sociais e do Estado.
A autora é mestre e doutora em Sociologia da cultura pela USP e egressa do Programa de Formação de Quadros do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Publicou vários artigos sobre publicidade, consumo, mídia e democracia, seus temas preferenciais de pesquisa. É autora de “Pobreza e cultura de consumo em São Miguel dos Milagres” (Edufal, 2002) e coautora de “Guel Arraes: um inventor no audiovisual brasileiro” (Cepe, 2008).
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