Total de visualizações de página

sábado, 10 de dezembro de 2011

Palestra: A ciência como agente de transformação social (Por Miguel Nicolelis)

OBSERVAÇÃO DO BLOG: Todo o material do evento encontra-se no link abaixo.

FONTE: http://www.ciencia19h.ifsc.usp.br/ver_palestra.php?id=w6nPrDaEdIvAsQj6z1b3vDi8eIgBoJx3o4tIu8p4p6tLfCf5aIkOsIv5lBgJ

Tema: A ciência como agente de transformação social
Data: 22/11/2011
Palestrante: Miguel Nicolelis
Instituição: Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa
Resumo:
Como cientistas brasileiros, radicados no exterior, poderiam contribuir para o desenvolvimento econômico e sociocultural de seu país natal? 
Como resposta a essa indagação, surgiu a idéia de criar um projeto privado, cuja principal meta seria construir institutos de pesquisa independentes que promoveriam pesquisa científica básica e aplicada, de nível mundial, em áreas estratégicas consideradas vitais para o desenvolvimento do Brasil.
A principal missão desses institutos não estaria limitada à produção de pesquisa acadêmica, mas também incluiria o estabelecimento de iniciativas educacionais e sociais, com o intuito de fortalecer as comunidades excluídas da região.
Desse anseio e filosofia surgiu o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), gerido pela Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP). Localizado no estado do Rio Grande do Norte, o IINN-ELS pretende contribuir para o processo de minimização das desigualdades sociais e econômicas entre as diferentes regiões do país, descentralizando a produção e a disseminação do conhecimento, e tornando a educação científica qualificada acessível a crianças e jovens do ensino público.
Em atividade desde 2003, a AASDAP integra atualmente dois centros de pesquisas em neurociências (Natal e Macaíba ? RN); um centro de educação científica, com três unidades (Natal e Macaíba, no RN e Serrinha, na Bahia), para 1400 crianças e jovens de 11 a 17 anos de escolas públicas da região; e, um centro de saúde voltado aos cuidados materno-infantis em Macaíba. Começando a dar frutos, essa experiência tem demonstrado o grande potencial transformador de iniciativas que agregam pesquisa científica a uma missão social.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário