Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO: Chapa Consolidar e Inovar (CFCH)

FONTE: http://www.facebook.com/pages/Consolidar-e-Avan%C3%A7ar-Ana-Catarina-Ramos-e-Enivaldo-Rocha/254484207944217


Propostas do Plano de Trabalho da Chapa
“Consolidar e Avançar CFCH”:
Ana Catarina Peregrino Torres Ramos – Diretora
Enivaldo Carvalho da Rocha – Vice-Diretor

Cenário e Desafios: Consolidar e Avançar CFCH
O cenário atual do ensino superior no Brasil revela um nítido crescimento de demanda por este nível educacional, como conseqüência do aumento da taxa de escolarização da população e do maior percentual de jovens concluindo o ensino médio. Esta população mais escolarizada compreende cada vez mais a importância da educação superior para a sua inserção no mundo do trabalho. Promover a oferta educacional de qualidade social ao longo da vida é estratégico para a sustentabilidade de um país. O Brasil da redemocratização da década de 80, que foi posteriormente capaz de expurgar de nosso cotidiano o crescente processo inflacionário, promovendo uma economia estável e próspera com ampliação de maiores oportunidades sociais para a sua população, tem agora o importante desafio do prover uma educação de qualidade. A Educação é o único vetor capaz de promover conjuntamente o desenvolvimento econômico e social. É preciso encurtar a distância que separa o PIB do Brasil (8ª posição mundial), que mede a riqueza produzida, do seu Índice de Desenvolvimento Humano - IDH (84a posição mundial). Lembrando o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a quem esta UFPE concedeu, em 1998, o título de Doutor Honoris Causa, a Educação pode fazer a diferença entre uma vida próspera e feliz daquela de extrema pobreza. A educação de qualidade é o passo mais seguro para eliminar a extrema pobreza.
Portanto, é nesse cenário que se insere a nossa UFPE, e o nosso Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Pensar o CFCH para os próximos anos significa:
- estabelecer mecanismos que possam aproximá-lo cada vez mais da sociedade, compreendendo melhor e ajudando a resolver os seus problemas e desafios;
- formar cidadãos comprometidos com os mais elevados valores éticos e morais em prol de uma sociedade mais justa e equânime.
É com essa percepção e compreensão que apresentamos a seguir as bases de trabalho para o quadriênio 2012-2015 para o Centro de Filosofia e Ciências Humanas, entendendo, antes de tudo, se tratar de uma missão que exigirá dedicação, trabalho e compromisso com todos da comunidade CFCH.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário