Total de visualizações de página

domingo, 11 de dezembro de 2011

OPINIÃO: Muita ZOADA na UFPE (por Leo Bulhões)

FONTE: http://boteco-socialista.blogspot.com/2011/12/muita-zoada-na-ufpe.html


As últimas semanas marcaram intensos debates na Universidade Federal de Pernambuco, dentre eles uma eleição do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito do Recife e a Eleição para Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Em tese uma coisa não teria nada a ver com a outra se não fosse por um indivíduo comum nos dois cenários: O Professor Pierre Lucena.

Pierre, como é chamado informalmente, foi candidato a Reitor da UFPE (Maio/2011) construindo uma campanha bastante referenciada por um conjunto de estudantes que incorporaram o seu debate e sua plataforma eleitoral. Nesse período criou proximidade com membros do grupo contestação, grupo político que participa ativamente da política estudantil na UFPE (elegeu até presidente do DCE UFPE - Pra Levantar Poeira), mas com raízes na Faculdade de Direito onde surgiu e onde atua mais fortemente durante mais de 20 anos.

Há poucos dias ocorreu a eleição do D.A. de Direito da UFPE e nele a disputa entre Contestação e Movimento Zoada. Hoje em dia, como sabemos, uma campanha política de qualquer nível faz uso intenso do meio virtual, das redes sociais, da internet e suas diversas ferramentas de comunicação e propagação de ideias.

Foi justamente aí que tudo começou.

O Professor Pierre Lucena, lá do CCSA, do curso de Administração de Empresas, do campus da Cidade Universitária resolveu questionar a identidade do Movimento Zoada, perguntando abertamente numa das redes sociais se esse grupo era um "grupo anarquista", o que revoltou diversos membros do Movimento Zoada, uns inclusive chegaram a votar em Pierre para reitor da UFPE. O nome de Pierre após tal confirmação do diálogo com o então presidente do Diretório, Pedro Jácome causou o burburinho na FDR.

O Movimento Zoada ganhou com folga as eleições para o Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho da Faculdade de Direito do Recife da UFPE.

Pierre com a notícia, mais uma vez se manifestou nas redes sociais, lamentando o fato do Contestação ter perdido as eleições. E olhe que nem da FDR ele é.

Aí minha gente, pra toda ação há uma reação. Não vou aqui dizer que a ação era necessária, mas acredito que foi uma manifestação de revanche contra uma interferência externa, mais que isso, a produção de um texto de opinião foi o primeiro ato político de caráter ideológico contra um pensamento, uma concepção e uma visão do mundo diferente daquela que o Movimento Zoada assume. E fazer isso no dia da votação, imagino que tenha sido realmente pra causar um impacto político. (Apenas imagino, não faço parte, não dirijo politicamente e muito menos influencio a moçada, apesar de concordar com boa parte do que pensam e dos posicionamentos que tomam, de caráter político, posturas avançadas em relação a sociedade que pode ser construída a partir do povo).

O Professor Pierre invoca uma resolução do ConsUni de 2007 que no seu artigo 10 diz que "Fica proibida a distribuição de qualquer tipo de divulgação e propaganda de candidaturas no dia da Eleição nas dependências da Universidade." Muito bem! Não sou jurista, imagino que Pierre também não seja, certo? Mas vejamos, independente disso a interpretação nos é permitida, eu por exemplo faço a leitura de que o texto distribuído pelo Movimento Zoada NÃO ERA e NÃO É de forma alguma DIVULGAÇÃO E PROPAGANDA DE CANDIDATURAS, de nenhuma delas inclusive. Tratava-se ali de um documento político, de concepção e crítica a visão de Universidade adotada por Pierre, e pra mim está claro também que ninguém proibiu ou proíbe o professor de TER ou DIVULGAR suas ideias no campus, o que não quer dizer que as pessoas tenham que concordar com elas. Assim como o Professor Pierre não precisa concordar com a opinião e as críticas no campo das ideias descritas no documento do Movimento Zoada. Pra mim está claro que o artigo não se aplica a situação citada, portanto não pode ser considerada como transgressão a uma regra definida no Conselho Universitário.

Não tenho aqui que concordar ou discordar de nada nem ninguém. Não tenho rabo preso. Gosto de uma Universidade crítica, que estimule o DEBATE no CAMPO DAS IDEIAS, esse é o melhor exercício político e aqui encaramos "lados diferentes", perspectivas diversas e conflitos na concepção de sociedade, de mundo. Posso dizer inclusive que dialogo tanto com membros do Movimento Zoada como com Pierre, até então, sem barreiras. Pois vejamos:

1) No meu ponto de vista a derrota do Professor Pierre Lucena na disputa a diretor do CCSA prejudica muito o seu projeto político para se tornar Reitor da UFPE, pode atrasar o planejamento em pelo menos 4 anos. Não é possível afirmar que a distribuição da carta tenha mudado a opinião da comunidade acadêmica votante do CCSA a ponto de modificar o resultado eleitoral. Insinuar isso seria pior que aceitar a derrota de cabeça erguida e continuar defendendo suas ideias e propostas.

2) Pierre de forma proposital ou não está alardeando esse conflito com o Movimento Zoada o que tira de foco a sua derrota, diminui o impacto de seu fracasso nesse processo eleitoral. O professor se coloca então numa posição de vítima criando uma onda mista de solidariedade e ataques irracionais dos seus aliados ao membros do Movimento Zoada no Facebook e Blog. Um dos seguidores do ideário neoliberal, Cesar Maia chamou isso de FACTÓIDE, termo bastante utilizado nos dias de hoje.

3) Usando o Blog Acerto de Contas, da qual sou leitor, o Professor e Blogueiro Pierre enche o Movimento Zoada de rótulos e descreve o movimento com diversas ironias, usando inclusive recortes de mensagens de integrantes para contextualizar e criar suas interpretações. Chega a investigar a vida pessoal de, pelo menos, um integrante onde descobre inclusive onde o mesmo trabalha. Utiliza portanto de forma desproporcional o instrumento de comunicação.

Poderia muito bem, após dizer tudo o que pensa e sente, deixar espaço no Blog para que os membros do Movimento Zoada pudessem publicar um texto e responder as críticas e comentários feitos no Acerto de Contas.

4) É ridículo ver pessoas discriminando indivíduos por serem de esquerda, numa atitude reacionária, raivosa, sem parâmetros ou base alguma chamando de "esquerdistas", "bando de canalhas", rotulando de que o Movimento é "ligado" a algum partido por ter filiados a partidos políticos presentes apoiando o Movimento. É preciso que as pessoas ACEITEM a filiação política partidária como normal minha gente, o tempo em que as pessoas eram privadas desse direito ACABOU.

Ora, pra mim não tem problema nenhum, por exemplo, Pierre apoiar ano que vem seu colega professor André Régis a vereador do Recife pelo PSDB, como fez anteriormente. Só reforça que pensamentos diferentes disputam a opinião na comunidade acadêmica e na sociedade de forma geral.

5) A Universidade deve ser no todo um ambiente de excelência. A criação de ilhas da fantasia em excelência acadêmica não resolvem o conjunto da UFPE. Principalmente pra quem foi candidato a reitor e utilizou "o destroçado CFCH" como mal exemplo, de setor esquecido pela administração do campus. Mas no discurso contraditório no CCSA prega transformar o centro num ambiente 5 estrelas. Ampliando ainda mais as discrepâncias entre os centros.

Pelo que entendi a crítica do Movimento Zoada não é pelo fato de existir ou não um ambiente de excelência, nas que esse ambiente seja na universidade TODA. Ou alguém vai negar melhor estrutura física para se acomodar nos ambientes de estudo e pesquisa? Essa é uma falsa polêmica, um jogo retórico, só isso.

Costumo dizer que ser de ESQUERDA não é ser franciscano e fazer voto de pobreza, não é viver na miséria, é lutar contra a pobreza e miséria, é discutir a má distribuição da riqueza produzida mas não consumida pelo povo.

6) O que me deixou incomodado mesmo, pois estava acompanhando tudo afastado, foi ler os comentários no Facebook e no Blog Acerto de Contas, confesso que isso me moveu. O Professor Pierre Lucena diz ter sido caluniado e critica ferozmente tal ação dos membros do Movimento Zoada. Mas não me parece se incomodar com a quantidade absurda de calúnias, de preconceitos, de ameaças levantadas nos diversos comentários em resposta a seus textos no Facebook ou no seu Blog. Pra atacar o Movimento Zoada a conveniência permite que citações absurdas permaneçam nesses espaços naturalmente. É no mínimo um grande exercício de contradição entre o que se escreve e o que se pratica.

Isso me lembrou esse vídeo. Qualquer semelhança é mera coincidência, certo?






Torço pra que essa briga acabe, que possamos fazê-la noutro nível.
Pelo bem da política, da comunidade acadêmica e daqueles que gostam do bom debate.





Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário