Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DOCUMENTO: Discurso do então Vice-Reitor Gilson Edmar na posse dos novos dirigentes da UFPE, 11 out. 2011

Exmos. Srs. Governador do Estado e Prefeito da capital
Magníficos Reitores Amaro Lins e Anísio Brasileiro e Vice-Reitor Sílvio Romero
Em seus nomes quero saudar todas as autoridades, professores, estudantes, servidores e convidados presentes nesta solenidade.
Ao iniciar minhas despedidas como Vice-Reitor, peço permissão para me dirigir àquela que é a principal personalidade deste momento: a Universidade Federal de Pernambuco.
Minha querida UFPE
Te conheci há 50 anos, quando ainda adolescente pisei, pela primeira vez, o teu solo sagrado. Tinha 17 anos quando fiz vestibular e ingressei na tua Faculdade de Medicina. Eram os anos 60, década de grandes transformações sociais, na política, na cultura, nas artes e na música. Sofrestes com a truculência política, mas soubestes preparar a nossa geração, com conhecimentos científicos, postura ética e formação humanística, através dos teus grandes mestres: Hélio Mendonça, Nelson Chaves, Salomão Kelner, Amaury Coutinho, Fernando e Antônio Figueira, Romero Marques e Manoel Caetano de Barros, entre outros.
Minha cara UFPE
Na década de 70, tu ofereceste as condições para que eu pudesse  consolidar minha formação, na tua Clínica Neurológica do Hospital Pedro II, além de me enviar para Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) na França e em São Paulo. Ao voltar, me recebestes de braços abertos.
Nos anos 80, contribuístes para que eu me afirmasse profissionalmente e cientificamente, no âmbito nacional e internacional.
Minha UFPE
A partir da década de 90, chegou o momento de te retribuir, através da minha participação efetiva na administração dos teus diversos setores. A minha formação permitiu cumprir com devoção minha atividade médica e de gestor. Exerci as funções de Subchefe e Chefe do meu Departamento, Criador e 1º Coordenador da Pós Graduação em Neuropsiquiatria e Diretor do CCS. No Centro de Ciências da Saúde passei a participar da vida das outras áreas da Saúde. Foi um extraordinário trabalho conjunto, com a participação de todos, de modo igualitário e sem privilégios. Foram dois mandatos e em seguida, tu me fizeste teu Vice-Reitor, juntamente com Amaro, teu Reitor. Foi um memorável movimento político, o Fórum dos Diretores, que evoluiu para o Fórum das Entidades e para a vitória.
Minha querida UFPE
O exercício da função de Vice-Reitor foi fascinante para mim. Permitistes que eu pudesse conhecer a riqueza intelectual e científica de toda a comunidade universitária e a beleza da tua diversidade. Contribui com a tua expansão, ajudando a te tirar do litoral e a te levar para o interior, ao encontro de jovens que passaram a ter condições de serem teus alunos, como outrora nós fomos teus estudantes. Participei da melhoria de ensino, da pesquisa e da extensão, mas deixo para o Reitor Amaro explicitar todos estes nossos extraordinários feitos administrativos.
Minha cara UFPE.
Quero ressaltar que praticamos contigo uma democracia plena, pois estando no mesmo campo político, tivemos divergências, como pode ocasionalmente acontecer. Entretanto nos ensinastes que devemos ter respeito aos diferentes pensamentos e engajamentos políticos, mas principalmente respeito às pessoas, com as quais convivemos. Esta foi uma marca deste teu Reitorado, que hoje se encerra. Por outro lado, participaste ativamente do processo de desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.
Por esta e outras razões quero te dizer, querida UFPE, que valeu muito para mim ter participado desta tua gestão. Lembro, quando terminei meu mandato de Chefe do Departamento, via os outros Chefes contando o tempo para terminar logo o mandato. Perguntaram-me qual minha opinião e eu respondi que tinha gostado de ter sido Chefe do meu Departamento. Agora direi da mesma maneira: adorei ser Vice-reitor, especialmente pela oportunidade de fazer e manter amigos. Vou sentir muita falta de tudo e de todos. A formação que meus pais, Júlio e Sevy e a minha querida UFPE me deram, fizeram de mim esta pessoa simples e sincera, que vocês tão bem conhecem.
Hoje se inicia um novo ciclo. Não sei como será, mas, com certeza, irei construi-lo para o teu bem, cara UFPE, pois felizes são aqueles que têm projetos e sonhos. Eu os tenho e sou feliz.
Antes que a cortina se feche, quero deixar um abraço fraterno a todos que estiveram juntos comigo nesta caminhada: professores, servidores e estudantes, a Amaro, sua família e a toda equipe do nosso reitorado, com destaque para Zezé, minha secretária, não, me perdoem, minha amiga. Uma referência especial para minha família: Vitória, meus filhos André, Rodrigo e Daniela, minha neta Bia, enteadas, noras, genro, irmã, sobrinhos e primos, fontes permanentes de inspiração e incentivo.
Hoje, minha cara UFPE, tu te vestistes com a tua melhor roupa para receber os teus novos dirigentes. Ao Reitor Anísio Brasileiro e ao Vice-Reitor Sílvio Romero, meus desejos que te levem ao topo das Universidades brasileiras e mundiais. É um desejo egoísta meu, sei disto, mas é decorrente do grande amor que tenho pela minha Instituição. Quero que sejas a melhor de todas.
Enfim, querida Universidade Federal de Pernambuco, obrigado por tudo que fizestes por mim, até agora. Que Deus abençoe a todos nós.
Recife, 11 de outubro de 2011
Gilson Edmar Gonçalves e Silva
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário