O Brasil e o seu enorme potencial de mudança
Fernando Haddad*
*Ministro da Educação do Brasil. Fevereiro de 2011. Especial para o Programa sobre Juventudes da UFPE.
O principal recado que eu daria aos companheiros que estão à frente deste Programa voltado para a juventude é o seguinte: é que vamos avançar muito mais. Com o momento de grande dinâmica histórica e das grandes mudanças sociais, principalmente no Nordeste, temos que ter muita clareza desse processo de mudança.
O Brasil de 10 anos atrás é muito diferente do Brasil de hoje. Há 20 anos nem se fala. Nós temos que ter a compreensão dessa dinâmica social para que os jovens possam participar desse processo de transformação com mais consciência do seu potencial e dos seus limites. E da urgência para que esse processo seja, sobretudo na região do Nordeste, onde a educação não recebeu a devida atenção do poder central até muito recentemente.
No que diz respeito à educação profissional, seja a de nível médio, seja a superior, nós estamos numa fase de consolidação.
Estou aqui visitando a UFPE num momento em que 100 obras estão em andamento para atender melhor o estudante e a comunidade acadêmica, que vai desde o Restaurante Universitário até laboratórios de última geração. E isso está acontecendo simultaneamente.
E por isso eu insisto em dizer: para que nós possamos aproveitar o momento nós precisamos ter uma perspectiva histórica. Para saber o que o Brasil foi, as oportunidades que o País desperdiçou e o enorme potencial de mudança que nós temos pela frente.
Enviar para o Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário