Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MATÉRIA: Alunos se assustam com os números da concorrência da UPE

FONTE: http://www.folhape.com.br/index.php/enem-2011/675969?task=view

Filipe, Alana e Pedro ainda não sabiam da concorrência da Universidade de Pernambuco (UPE), divulgada nesta terça-feira (8), até serem informados pela reportagem da Folha de Pernambuco Digital. As reações foram de espanto, visto que os números para os cursos de Medicina, Engenharia Eletrônica e Mecânica mais que duplicaram em relação ao ano passado. Os três irão fazer a terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), nos dias 20 e 21 de novembro, às 8h, e o tradicional, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, às 8h.
Alana esperava uma concorrência de 30 e poucos alunos por vaga, entretanto, quando soube da atual, ficou sem voz. “Eu estava esperançosa com o SSA porque se eu tirasse uns oitenta na prova, iria ficar com uma nota razoável para passar.“, diz. No ano passado, os números chegaram a 54,25, mas o recorde foi batido este ano: 83,67. “Acho um absurdo porque o que mais falta no país é médico e não existem muitas vagas. Por isso, a concorrência sempre é grande.”, desabafa. Na reta final, Alana vai mais às aulas do cursinho do que as do colégio para focar em suas matérias específicas. “Independente dos números, eu tenho que estudar. Vou tentar não me preocupar com isso.”, diz a aluna. Para o SSA, a concorrência é de 46,17 e para o geral é de 76,17.
Filipe escolheu o curso de Engenharia Eletrônica cuja concorrência está 22,27, nos dois vestibulares e 21,56 no tradicional. A quantidade de alunos que se inscreveram triplicou, em relação ao ano passado. “Estou mais focado em Arquitetura, na Federal, mas depois de saber disto, me desesperei para a prova da UPE”, confessa Filipe. O aluno não imaginava a quantidade de pessoas que teria que concorrer com ele por uma vaga na universidade. “Preciso estudar mais. Estou estudando em casa, mas quem tiver dúvida pode ir ao colégio que os professores estão por lá. Vou esta semana para pedir mais fichas de matemática e física.”, diz.
Pedro, ao saber dos números, apenas conseguiu esboçar um: “Meu Deus do Céu!”. O aluno tem em mente que não pode se desesperar com a concorrência, mas que tem que se esforçar mais para conseguir uma vaga no curso de Engenharia Mecânica cuja concorrência está 34,71. “Não posso me desesperar. Todo dia faço questões das provas que baixei na internet. Tem revisão no colégio e no cursinho. Tenho que manter a calma e não me desesperar.”, diz Pedro. O estudante acredita que os números duplicaram por causa do mercado de trabalho promissor do Estado e que este foi o motivo que o fez escolher a profissão.
A concorrência geral é feita com o número de candidatos por vaga do vestibular tradicional multiplicado por 0,2 mais o número de candidatos por vaga do SSA multiplicado por 0,8. O SSA é destinado apenas para alunos do terceiro ano do ensino médio que já realizaram as duas etapas anteriores, nos primeiros e segundos anos. Já o tradicional, é destinado aos terceiro anistas e vestibulandos em geral. No caso dos três alunos citados, as chances de conseguir o ingresso aumentam por causa das duas inscrições. Na tarde desta terça, a UPE divulgará uma nota oficial explicando o intenso crescimento dos números e o método de cálculo aplicado.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário