Balanço
Publicado em 28.11.2011, às 16h44
Listão dos aprovados deve sair até o dia 31 de janeiro de 2012
Foto: Isabelle Figueirôa/NE10
Do NE10
O Vestibular 2012 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocorreu sem grandes imprevistos. Nos dois dias de provas, realizadas domingo e nesta segunda-feira (28), 6.930 feras faltaram ao exame. A abstenção total ficou em 14,2%. A expectativa dos 41.570 candidatos que continuam na disputa é para o listão dos aprovados, que deve sair até o dia 31 de janeiro de 2012.
» Professores comentam provas do 2º dia do Vestibular da UFPE
» Covest divulga provas e gabaritos do 2º dia do Vestibular da UFPE
» Covest acata sugestão de fera e vai descentralizar mais os locais de prova
» Covest divulga provas e gabaritos do 2º dia do Vestibular da UFPE
» Covest acata sugestão de fera e vai descentralizar mais os locais de prova
Segundo o presidente da Comissão de Vestibular, Armando Cavalcanti, "foi um dos vestibulares mais tranquilos dos últimos anos". Ele relembrou que no dia 28 de dezembro, a Covest divulgará uma lista com a relação dos feras que solicitaram o bônus de 10% na nota e não tiveram ponto de corte. Esses estudantes terão um prazo, que ainda será divulgado, para comprovar se realmente estudou em escola pública. Neste ano, 22.031 feras pediram o bônus.
A abstenção deste ano foi um pouco maior que a registrada no Vestibular 2011, quando o exame teve 12,17% de faltosos. Nos dois dias de provas, 4.988 candidatos faltaram aos testes, em 2010. Para Cavalcanti, o número está dentro da média dos últimos anos. "Ano passado, tivemos em torno de 41 mil inscritos e, este ano, mais de 48 mil. Então se levarmos em consideração o aumento de inscrições, temos uma abstenção bem próxima. O número de faltosos nos dois dias está dentro do esperado", afirmou.
AS PROVAS - Nesta segunda, os feras fizeram provas de geografia, matemática, física, língua estrangeira, literatura, biologia, português 2, teoria musical e geometria gráfica, de acordo com o curso escolhido.
Muitos candidatos acharam as provas de física e literatura as mais difíceis. Maria Vitória de Oliveira, de 17 anos, tenta pela primeira vez o vestibular para o curso de geologia. Ela fez prova de matemática e física. "A prova de matemática foi melhor e a de física foi mais complicada". Concordando com a fera, Luiz Felipe Figueira, 19, disse que a prova de matemática foi bem elaborada e a de física, mais trabalhosa. É o primeiro vestibular do candidato, que está tentando vaga para o CTG (Centro de Tecnologia e Geociências), grupo das engenharias.
Danilo Gustavo, 18, fez prova de literatura e espanhol. "As questões de literatura foram complicadas, o nível estava mais difícil do que no ano passado", expressou o estudante que concorre a uma vaga no curso de jornalismo. Já a prova de espalhol, ele achou fácil com mais questões de interpretação e menos gramática. As questões de inglês também priorizaram interpretação, complementa Amanda Célia, 17, que está tentando ingressar no curso de letras.
LISTÃO - A Covest mantém o prazo do Manual do Candidato para a saída do listão: até 31 de janeiro de 2012. As questões objetivas já começaram a ser processadas nesse domingo (27), com exceção das provas aplicadas em Petrolina, Arcoverde e Garanhuns. A expectativa é que o Inep envie o resultado das questões objetivas do Enem - que funciona como a 1ª fase da seleção - até dezembro, ficando as notas das redações para janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário