Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

LIVRO: Sociologia e comunidade: ensaios sobre a imaginação sociológica e o princípio sociocomunitário (de Luís Antônio Groppo)


FONTE: Assessoria











O livro, “Sociologia e comunidade: ensaios sobre a imaginação sociológica e o princípio sociocomunitário”.
Este livro apresenta dois ensaios sociológicos, unidos pelo objetivo comum de refletir sobre a necessidade de uma sociologia atenta às possibilidades de emancipação humana, neste início do século XXI. Faz isto, entretanto, trazendo, de uma maneira que se deseja criativa e crítica, ideias e conceitos caros à sociologia dita “clássica”, tais como imaginação sociológica, comunidade, sociedade e sistema social.
Segundo Marcos Francisco Martins, professor da UFSCar, “A partir das contribuições que os sociológicos - principalmente os clássicos - deram para que se possa compreender a realidade humana e social, Groppo procura forjar um caminho alternativo, ou melhor, criativo, imaginativo, em busca das possibilidades da sociologia na realidade atual. E é assim que ele se encontra com autores como Wright Mills e sua “Imaginação sociológica”, Boaventura de Souza Santos e suas sociologias das “ausências” e das “emergências”, com Ilya Prigogine e seus estudos sobre a “ciência da complexidade”, e mesmo com a crítica à sociologia moderna.”
Encomendas podem ser feitas por este mesmo e-mail (luis.groppo@am.unisal.br) ou diretamente à Editora (editora@esateceducacional.com.br).
Apresentação
Marcos Francisco Martins
Introdução
Ensaio I: O olhar e a imaginação sociológica
Introdução
1. Caminhos
2. Gênese
3. Olhares
4. Imaginação
5. Ciência
6. Compromissos
Conclusão
Introdução
1. Princípio comunitário
2. Alienação e fetichismo
3. Da solidariedade social à integração sistêmica
4. Guerra contra a comunidade
5. A comunidade e seus críticos
Conclusão
Considerações Finais
Referências Bibliográficas

SOBRE O AUTOR
Luís Antonio Groppo é Professor do Programa de Mestrado em Educação Sociocomunitária do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico). Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Autor de diversos livros, coletâneas e artigos que tratam, entre outros, da Sociologia da Educação, da Sociologia da Juventude e da História dos Movimentos Estudantis.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário