Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de abril de 2011

MATÉRIA: Redes sociais: amigos dizem não acreditar na morte repentina de estudante

FONTE: http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110412180153


Estudante da UFPE é morta em tentativa de assalto
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
12/04/2011 | 18h01 | Aldeia


Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

Estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi assassinada durante uma tentativa de assalto em Aldeia, no município de Camaragibe. Imagem: Facebook/Reprodução
Facebook/Reprodução

Atualizada às 21h39
Um homem suspeito de participar da tentativa de assalto a duas estudantes universitárias em Aldeia foi preso por policiais do 20º Batalhão da PM. O homem foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro da Imbiribeira, no Recife, onde será interrogado.  As investigações do crime estão sendo conduzidas pelo delegado Josedete Ferreira, da Força Tarefa Norte .

A tentativa de assalto aconteceu por volta das 15h desta terça-feira (12) em Aldeia, no município de Camaragibe. Fernanda Patrícia Veras Mateus, 26 anos, morreu dentro do carro da amiga Lorena Maria Cavalcanti de Albuquerque, de 25 anos.

As jovens pararam o carro próximo à localidade de Chã de Peroba, no quilômetro 7 da Estrada de Aldeia, para pedir informações. A área fica entre as comunidades de Asa Branca e Riachão. Elas estavam indo para um haras, onde gravariam o trabalho de conclusão de curso de Rádio e TV da UFPE. Com o veículo parado, dois homens anunciaram o assalto. Fernanda teria se recusado a entregar a bolsa e foi baleada no rosto por um dos homens. Após o disparo, a amiga jogou a bolsa para fora do carro e conseguiu sair do local. Lorena procurou ajuda em duas granjas, mas só na terceira é que ela conseguiu ajuda de um caseiro.

“Não quero prometer nada. De todas as promessas vamos prometer cumprir apenas uma: sorrir mais ;)”. O verso de Kleber Baugatner que abre o blog da universitária Fernanda Patrícia Veras Mateus, de 26 anos, descreve bem a estudante. Em meio à poemas e músicas, Nanda Mateus - como era conhecida pelos amigos - era puro sorriso. Antenada com o cenário cultural local, não perdia uma festa ou exposição. Amante das mídias e das artes cênicas era aluna dedicada do último período de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV da Universidade Federal de Pernambuco. Foi monitora de fotografia e viveu um ano na França onde fez intercâmbio na Université Lumière, em Lyon. Ontem, após a notícia do assassinato, as lágrimas falaram mais que as palavras de todos que a conheceram.
 “Eu entrei na faculdade com ela. Passamos muitas coisas nesses anos todos de amizade. Essa fatalidade pegou todo mundo de surpresa”, disse aos prantos Manuela Piame, 25, amiga da vítima. Ao lado dela, o professor de fotografia José Afonso, da UFPE, também lamentou a perda. “Ela fez uma monitoria dividida pra mim e pra outro professor. Passou um ano na França estudando. Diante do que aconteceu, a gente nem tem palavras”.

Fernanda entrou na universidade no segundo semestre de 2005 e estava realizando o Trabalho de Conclusão de Curso. Sua formatura estava prevista para o meio do ano. A Universidade Federal de Pernambuco divulgou nota oficial sobre a morte da aluna. “A UFPE lamenta o trágico falecimento da concluinte. Já entramos em contato com a família e colocamos à disposição o serviço de assistência social e psicológica da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos”.


Muitos amigos deixaram recados de saudade para a estudante através das redes sociais. Diante da tragédia, um texto escrito pela jovem no blog Perobeadores da Cachimonia transmite a forma como ela lidava com sentimentos. Sem saber o que lhe aconteceria, Nanda deixou perpetuada a forma como quer ser lembrada. “Amar pode fazer mal se você não souber amar direito, mas ouvir sobre o amor contado com o lado bonito do coração faz um bem danado”.

A UFPE divulgou um comunicado sobre a morte da estudante. Confira a nota na íntegra:

"A Universidade Federal de Pernambuco lamenta o trágico falecimento, hoje (12) à tarde, em Aldeia, Camaragibe, da estudante Fernanda Patrícia Veras Mateus, de 26 anos, concluinte do curso de Comunicação Social/ Radialismo (Rádio e TV), do Centro de Artes e Comunicação. Fernanda ingressou na UFPE na segunda entrada do ano de 2005 e estava realizando o Trabalho de Conclusão de Curso. A Universidade já entrou em contato com a família da estudante e colocou à disposição o serviço de assistência social e psicológica da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos."

Com informações da repórter Adaíra Sena
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário