Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

MATÉRIA: Amostragem parcial aponta boa participação na eleição da UFPE

FONTE:

Foto: Passarinho
voto
Técnicos administrativos da Reitoria votaram em duas urnas

A quatro horas do encerramento das eleições para escolha de reitor e vice-reitor da UFPE, às 17h, o índice de participação no pleito, numa amostragem aleatória entre as urnas distribuídas em 16 prédios da Universidade, registrava 47,8% nas quatro urnas do Hospital das Clínicas, cerca de 80% no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) nas urnas de técnicos administrativos e docentes, e 60,6% na Reitoria. Já entre os estudantes do CTG, o índice de participação até o final da tarde era de 35%, acima da média histórica da universidade entre os alunos, que é de 25%.
Segundo membros da comissão organizadora das eleições, esse contingente de participação no pleito tende a subir no HC, pois, a partir das 18h, houve troca de turno dos plantonistas.  Já o CTG recebe alunos do curso noturno de Química. Na Reitoria, levando-se em conta que o expediente administrativo terminou às 18h, o contingente tende a se manter.
Segundo o presidente da comissão eleitoral, professor Ivanildo Figueiredo, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), até as 17h, foram registrados apenas dois pequenos incidentes que levaram à substituição de urnas, por motivos de falhas técnicas. “Predominou o clima tranquilo em todas as unidades da Universidade onde havia votação, salvo pequenos excessos de militantes, facilmente contornados”, informou.
A votação prossegue até as 21h, nos três campi. O colégio eleitoral conta com 2.136 docentes, 3.778 servidores técnico-administrativos e 32.012 alunos, totalizando 37.926 eleitores. A apuração dos votos começa logo após a votação e deve ser divulgada ainda hoje. 

Após receber da Comissão Eleitoral o resultado oficial da eleição - o que está previsto para ocorrer na sexta-feira - o reitor Amaro Lins convocará o Conselho Universitário para escolher a lista tríplice, a ser encabeçada pelo vencedor da consulta que indicará os dois outros nomes para compor a relação. A lista será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que empossará o novo reitor da UFPE até o dia 5 de outubro, data em que termina o mandato do professor Amaro Lins.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário