Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MATÉRIA: UFPE terá serviço de fonoaudiologia

FONTE: Jornal do Commercio – Cidades, 24.04.2011

UFPE terá serviço de fonoaudiologia
SAÚDE

O atendimento ao público na clínica-escola começa em 2012. A unidade terá dez consultórios e salas de supervisão, onde alunos do curso vão exercitar a prática da profissãoMariana Araújo maraujo@jc.com.br

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferecerá mais um serviço gratuito à população. Será aberta, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), uma clínica-escola de fonoaudiologia. A clínica de psicologia, que atualmente funciona em salas adaptadas no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), também ganhará um prédio próprio e o atendimento será ampliado. Os recursos para as intervenções são do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que destinará R$ 33 milhões para a UFPE.
Os recursos também incluem construção de novos setores e melhorias na infraestrutura dos Centros de Tecnologia e Geociências (CTG), Artes e Comunicação (CAC) e de Informática (CIn), no câmpus Recife, e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Todas as obras estão com a licitação concluída ou em fase de conclusão e começam a ser executadas até o fim do ano.
O atendimento ao público na clínica-escola de fonoaudiologia será feito apenas em 2012. A unidade terá dez consultórios e salas de supervisão, onde os alunos do curso poderão exercitar a prática da profissão. No CCS, também será construída uma área de convivência comum aos cursos de fisioterapia, terapia ocupacional e educação física. O local abrigará uma cantina e copiadora. O centro também ganhará novas salas de aula e banheiros para o departamento de odontologia e o departamento de ciências farmacêuticas terá a estrutura melhorada.
O Serviço de Psicologia Aplicada, do CFCH, terá dez salas de atendimento, salas de dinâmica em grupo, ludoterapia, salas de orientação e supervisão, secretaria e coordenação. O prédio será construído próximo ao centro. “Este núcleo será maior e melhor equipado que o espaço onde o atendimento é feito hoje. Com isso, também poderemos ampliar o atendimento à população e dos estudantes e professores envolvidos no trabalho prático”, explica a pró-reitora acadêmica, Ana Cabral.
O Centro de Artes e Comunicação (CAC) vai ganhar uma Escola de Música, num prédio de 3,5 mil metros quadrados, que será um dos mais modernos do País. O novo prédio será erguido em frente ao CFCH e abrigará estúdios, salas de aula e de instrumentos, fonoteca, auditório e setor administrativo. Hoje, o departamento de música funciona no prédio do CAC, que também abriga os departamentos de arquitetura e urbanismo, ciência da informação, comunicação social, design, expressão gráfica, letras e teoria da arte e expressão artística.
ACÚSTICA
“As atuais salas de aula não foram projetadas com a acústica correta, elas foram adaptadas. Isso interfere na qualidade do ensino. Com o novo prédio, teremos um ambiente totalmente pensado para a música e os instrumentos”, disse o coordenador do departamento de música, Paulo Lima. As licitações para os projetos acústico e arquitetônico estão ocorrendo. “Trabalhar com o aluno em um ambiente acusticamente preparado melhora consideravelmente a qualidade do aprendizado. Vamos poder formar profissionais mais capacitados”, acrescenta. A Escola terá auditório com 300 lugares para apresentações dos alunos e artistas convidados. A previsão é que o prédio fique pronto em três anos.
Os alunos da UFPE também ganharão o Núcleo de Assistência ao Estudante, vinculado à Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), que prestará atendimento médico e odontológico gratuito. O câmpus de Vitória de Santo Antão ganhará uma Casa do Estudante, com 1,6 mil metros quadrados e capacidade para 80 alunos dos sexos masculino e feminino.
Os recursos do Reuni serão aplicados, ainda, na construção de novas salas de aula e laboratórios para os departamentos de engenharia química e de informática e requalificação da biblioteca e salas de aula do departamento de energia nuclear.
Saiba mais:
33 milhões de reais do Reuni serão investidos na construção de novos setores e melhores na infraestrutura de vários centros
Mais obras
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Clínica-Escola de Fonoaudiologia
- Construção de Área de Convivência para os cursos de fisioterapia, terapia ocupacional e educação física
- Construção de novas salas de aula e banheiros para o departamento de odontologia
- Requalificação da estrutura do departamento de ciências farmacêuticas
Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)
- Construção de laboratórios e salas de aula para o departamento de engenharia química
- Requalificação da bilbioteca e salas de aula do departamento de energia nuclear
- Construção de novas salas de aula e banheiros para o departamento de oceanografia
- Construção de novos laboratórios para o departamento de engenharia mecânica
Centro de Artes e Comunicação (CAC)
- Construção da sala de expressão corporal
- Construção de banheiros e vestiários
- Construção de depósito de materiais para o curso de dança
- Construção da escola de música, com estúdios, salas de aula e de instrumentos, fonoteca, auditório e setor administrativo
Centro de Informática (CIn)
- Construção de novas salas de aula e laboratórios
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
- Construção do serviço de psicologia aplicada, com dez consultórios, salas de dinâmica em grupo, ludoterapia, salas de orientação e supervisão, secretaria e coordenação
Centro Acadêmico de Vitória (CAV)
- Construção da Casa do Estudante, com 80 vagas para homens e mulheres
Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad)
- Construção do Núcleo de Assistência ao Estudante, para atendimento à saúde dos estudantes
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário