Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2011

INDICAÇÃO DE LEITURAS: Perfis Cruzados: Trajetórias e Militância Política no Brasil (Organizado por Beatriz KUSHNIR)




Antônio Carlos Bicalho Lana: a trajetória de um guerrilheiro
Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos

* Texto reproduzido do livro: KUSHNIR, Beatriz (org.). Perfis Cruzados: Trajetórias e Militância Política no Brasil. São Paulo: Imago, 2002. A biografia do autor na época da publicação do texto era a seguinte: Graduado em História pela USP e mestrando em História Social pela USP. Coordenador da equipe do projeto “Mapeamento e Sistematizacao do acervo DEOPS/SP”.


Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
Ricardo Reis/Fernando Pessoa).


Introdução


O que se terá a seguir é a história de um homem que, na sua adolescência, deparou-se com as desigualdades sociais e sensibilizou-se. Participou do movimento estudantil de sua pequena cidade natal e engajou-se no combate ao regime militar e na luta pelo socialismo. Esteve em Cuba, onde participou de treinamento guerrilheiro. Morreu muito jovem, com apenas 24 anos, depois das torturas que lhe foram infligidas pelo aparelho de repressão do regime.
Embora se trate da trajetória de Antônio Carlos Bicalho Lana, esta história poderia ser também a de tantos outros brasileiros e brasileiras que nasceram no final da década de 1940 e início da seguinte e participaram da luta armada. Em certo sentido, é a história de uma geração.

O texto continua e em outra oportunidade divulgamos na íntegra aqui no blog
Poderá acessar a ENTREVISTA ABAIXO e saber mais do ASSUNTO!
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário