Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

EVENTO IMPERDÍVEL: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=41292:sociologos-latino-americanos-se-encontram-no-recife&catid=308&Itemid=72


A Universidade Federal de Pernambuco sediará o XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia (Alas), de terça (6) a domingo (11). O evento reunirá estudiosos de vários países do continente e trará para Recife grandes nomes da sociologia latino-americana, tais como Emir Sader (Brasil), Nora Garita (Costa Rica), Luis Tapia (Bolívia), Ines Izaguirre (Argentina), Miguel Barnet (Cuba) e Raquel Sosa (México). Mais de seis mil resumos de pesquisas foram inscritos nos 28 eixos temáticos dos Grupos de Trabalho.
O evento, que reunirá pesquisadores em pensamento latino-americano e em teoria social, tem como mote a ideia de “Fronteiras abertas da América Latina” e propõe cinco temas centrais: Memórias, entre o passado e o futuro; Políticas públicas e identidades, entre as singularidades e as universalidades; Modernidades alternativas: política, cultura e sociedade na América Latina, África e Ásia; Disciplinaridades dialógicas, entre o humanismo reflexivo e a variedade epistemológica e técnica; Amazônia e ecossistemas, entre a depredação econômica e a sustentabilidade planetária.
Segundo o professor da UFPE e vice-presidente da Alas, Paulo Henrique Martins, “o propósito deste Congresso é consolidar os esforços de articulação realizados em encontros anteriores, em Buenos Aires, Guadalajara, Porto Alegre, Arequipa, Antígua, São Paulo, dentre outros, ampliando a construção do pensamento crítico latino-americano. Neste sentido, há que se favorecer parcerias e cooperações entre países e regiões nas quais vêm se desenvolvendo novos saberes e práticas comprometidos com a construção democrática numa gramática moral, na qual ‘bem viver’ se traduz no alcance de metas coletivas em torno da dignidade humana”.
Além de conferências com intelectuais de renome da sociologia latino-americana, o evento contará com outras atividades, tais como grupos de trabalho, mesas-redondas, fóruns, encontros, sessões associadas, lançamentos de livros e mostras culturais. Durante os cinco dias de congresso, está prevista a realização de sete conferências internacionais, 48 mesas-redondas, mais de 4.500 apresentações de trabalhos individuais, além de cinco mostras de filmes e 20 fóruns planetários.
Um dos destaques da programação é a homenagem aos 40 anos do Movimento Armorial, para a qual foram convidados Ariano Suassuna e Antônio Madureira. A homenagem será realizada na cerimônia de abertura do Congresso, que acontecerá na terça-feira (6), às 18h, no Teatro da UFPE. Outras homenagens serão feitas no decorrer do evento a grandes nordestinos que tiveram influência na sociologia feita na América Latina, tais como Josué de Castro, Celso Furtado, Paulo Freire, Gilberto Freyre e Margarida Alves.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário