Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A LUTA CONTINUA: CE promoverá debates sobre os suicídios do CFCH


Diante da dor, sofrimento e indagações que ocorrem a todos diante do acontecimento que vitimou mais uma jovem no CFCH, os professores José Batista e Eliete Santiago, do Centro de Educação, informam que o Centro promoverá debates daqui pra frente sobre o caso desses suicídios. Segundo eles, impulsionados por tais questionamentos, um grupo de professores presentes ao hall  do Centro na noite de ontem, sensibilizados com os fatos e desejosos de compreendê-los e de saber como enfrenta-los de forma educativa, propuseram buscar a ajuda de estudiosos, de profissionais da saúde e demais áreas que têm se ocupado do suicídio.


"A evidência é de que precisamos nos formar para tratar a questão, junto a nossos estudantes, nos limites de nossa atividade docente." ressaltam José Batista e Eliete Santiago. "O que tem levado tantos jovens e adultos jovens a essa atitude extrema? Como enfrentar os sentimentos que nos assomam? O que dizer aos nossos estudantes? E a sala de aula, como fica? Lembrar ou esquecer/sublimar?" são algumas das questões levantadas.
Foi proposta uma série de debates a serem realizados no auditório do CE, com a participação de pesquisadores, psiquiatras, psicólogos, mas também antropólogos, sociólogos, educadores e tantos quantos possam ajudar. O grupo já entrou em contato com o professor João Alberto Carvalho, titular da cadeira de Psiquiatria na UFPE, ex-Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que enviou uma pequena publicação da ABP, dirigida aos profissionais de imprensa, de onde destaca-se o item 11: “Prevenção ao suicídio”. Dentre as ideais formuladas uma diz respeito ao fato de que não se pode varrer situação tão impactante para debaixo do tapete. Do mesmo modo, é preciso ter cuidado com o modo como a informação sobre o fato é divulgada, pois pode ela estimular novos episódios.

Em e-mail, os professores José Batista e Eliete santiago dirigem-se aos colegas professores, servidores técnico administrativos e estudantes do Centro de Educação, repassando essas informações. Em breve será montada uma programação de debates a fim de dar uma contribuição pedagógica à comunidade da UFPE.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário