Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LUTA COM LUTO: Estudantes fecham reitoria da UFPE

FONTE: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2011/09/29/estudantes-fecham-reitoria-da-ufpe-17505.php


PROTESTO

Estudantes fecham reitoria da UFPE

Manifestantes pediam mais atenção aos casos de suicídio dentro do campus

Publicado em 29/09/2011, às 19h18

Do JC Online

Atualizada às 20h57

A reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi fechada, nesta quinta-feira (29), por quase três horas, durante um protesto organizado por alunos. os manifestantes afirmam que há omissão da instituição em relação aos casos de suicídio dentro do campus. Somente este ano, ocorrerão quatro casos, um deles na quarta (28) à tarde. Todos ocorreram no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).
O reitor da instituição, Amaro Lins, se prontificou a receber os discentes no auditório, mas os protestantes queriam que o diálogo fosse no pátio externo. Por volta das 15h, a sede foi fechada pelos universitários. Ninguém podia entrar nem sair pelos portões. Às 17h30, quando o reitor chegou ao local, os ânimos se acalmaram e todos se dirigiram ao auditório. O futuro reitor, Anísio Brasileiro, que tomará posse até o próximo dia 10 de outubro, também participou da reunião.

Os estudantes apresentaram três reivindicações: a construção de políticas de segurança, acesso dos alunos à assistência psicológica e a presença maior de alunos no Conselho Universitário.
RESPOSTA - A assessoria de imprensa da UFPE encaminhou uma nota com o resultado do encontro. De acordo com o texto, a instituição "comprometeu-se a buscar soluções para as demandas apresentadas durante a mobilização". O órgão infomou, ainda, que, em outubro, haverá uma nova reunião com o grupo para apresentar sugestões de medidas.

Foram pontuados sete aspectos que serão analisados pela nova administração: melhoria da infraestrutura, incluindo a correção da vulnerabilidade no CFCH; política de bolsas estudantis; ampliação do acesso ao Restaurante Universitário; Casa dos Estudantes; reavaliação para retomada das calouradas no campus e segurança institucional.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário