Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2011

O CAA é o que a gente faz! - Recado da Profa. Allene Lage

Estou no CAA desde o primeiro semestre de 2006. Sou uma das desbravadoras que saiu de outros lugares para construir a história deste Centro.
O CAA para mim é um lugar de grandes realizações acadêmicas. Não preciso sair de Caruaru para ir ao Campus de Recife para fazer pesquisa, ensino e nem extensão. Foi aqui que tive aprovado o meu projeto de produtividade do CNPq. Foi a partir daqui que fui selecionada pelo CNPq para ser professora visitante na Universidade de Salamanca; uma única vaga para a área de educação. É a partir daqui que, juntamente com a Prof. Iranete Lima, coordenamos um projeto de formação de mais de 900 educadores do Campo do MEC/SECAD e financiado pelo FNDE. Aqui construí uma experiência exitosa de 5 anos como coordenadora setorial de extensão. Aqui partilhei com os meus colegas de Pedagogia a alegria de ver o nosso curso certificado pelo MEC com nota máxima, cinco; o que nos coloca entre os melhores cursos de pedagogia do Brasil. É aqui no CAA que já foram realizadas, em cinco anos e só no curso de pedagogia dez palestras internacionais, fora outras tantas de palestrantes de outros estados. A produção dos nossos docentes e discentes é altíssima e participamos ativamente de congressos nacionais e internacionais apresentando trabalhos científicos, incluindo os nossos estudantes. Foi num jovem Centro da UFPE que tivemos aprovada a nossa proposta de mestrado em educação, pela CAPES e teve um número alto de inscritos, em pouco mais de uma semana. O Mestrado de Educação é o segundo de Pernambuco. Aqui realizamos Festival da Juventude do Agreste, Domingo no Campus e tantas outras iniciativas culturais. Lançamos revista acadêmica. Tudo isto é o resultado de um programa de interiorização da UFPE, conduzindo por uma diretoria séria e partilhada por muitos professores/as que trabalham com motivação e vontade de construir. Logo o CAA é o que a gente faz!

Agora quem “passa” por aqui rapidamente e depois sai por aí dizendo que o nosso Campus é precário e as pessoas não têm motivação e são infelizes, no mínimo não sabe nada dos resultados da interiorização da UFPE, além do que, ainda olha com preconceito os campi do interior e não tem respeito pelo trabalho sério e compromissado desenvolvido pela direção, professores/as, funcionários técnico-administrativos e estudantes da região agreste.

Por isto voto em Anísio que tem partilhado e apoiado durante estes cinco anos as realizações e conquista do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.

Allene Lage
Professora do Núcleo de Formação Docente
Coordenadora Interina do Mestrado em Educação do CAA
Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais e da Educação do Campo da UFPE
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário