Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DIREITO À INFORMAÇÃO É UM DOS NOSSOS DIREITOS HUMANOS



DIREITO À INFORMAÇÃO É UM DOS NOSSOS DIREITOS HUMANOS
Por Otávio Luiz Machado (Pesquisador da UFPE)

No próximo dia 26 a UFPE vez escolhe seus dirigentes máximos. Só mais um dia de campanha restará aos candidatos e seus apoiadores na próxima semana. Suponhamos que todos já estejam convictos e conscientes sobre a biografia, os projetos e as idéias dos candidatos que se apresentaram na disputa.
Foi uma campanha que determinada candidatura prestou grandes desserviços à UFPE, em especial à juventude universitária, pois,  ao repassar informações incorretas e agressões contra o direito das pessoas se expressarem  numa eleição para candidato a Reitor da UFPE, o candidato e sua turma se “esqueceram”  que o direito à informação é um dos nossos direitos humanos fundamentais, assim como a liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão e o respeito ao ser humano nas suas mais diversas diferenças.
Nessa eleição para Reitor na UFPE busquei acompanhar tudo. Fiz no final de fevereiro e início de março uma entrevista com todos os candidatos a Reitor da UFPE. Também gravei e disponibilizei todos os debates oficiais em vídeo no blog http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/
Também inovamos com a SÉRIE UFPE LEGAL e a SÉRIE MEMÓRIA UFPE, considerando que o hoje e o ontem precisam dialogar, pois a UFPE como Universidade é uma instituição tradicional e carregada de simbolismos e experiências acumuladas durante décadas.
Mostramos que nem sempre a biografia de determinado candidato bate com as suas propostas, bem como identificamos que a UFPE possui desafios maiores que não se encaixam em propostas fantasiosas e preconceituosas.
Que o feriado prolongado sirva para que muitos reflitam com calma sobre o futuro da UFPE, de Pernambuco e do Brasil. Nossos filhos merecerão herdar uma universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário