Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MATÉRIA: Estudantes protestam no Recife contra a realização do Enem


provas

Publicado em 04.01.2012, às 18h53

14d642df9d2b487ff7c3b26a63f554c3.jpg
Feras protestam em frente ao Ministério Público de Pernambuco, na Avenida Visconde Suassuna
Foto: Davi Barboza / NE10
Do NE10
Estudantes pernambucanos protestaram na tarde desta quarta-feira (4), no Recife, contra a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A principal reinvidicação dos feras foi em relação ao processo de correção das redações, que, segundo eles, é realizado de maneira rápida e com critérios contestáveis.

"Não é o primeiro que o Enem apresenta falhas. Além do vazamento que ocorreu, há sérios problemas com as redações. Os professores ganham pela quantidade de provas que corrigem e se estabelece, previamente, um tempo de correção para cada exame", disse a estudante Bárbara Dantas, de 18 anos.

A manifestação começou pelo evento do Facebook "Protesto - Enem pro espaço ( Recife )" e reuniu cerca de 50 estudantes.  Eles saíram do Parque 13 de Maio, área central do Recife, e se dirigiram até o Ministério Público de Pernambuco, na Avenida Visconde Suassuna.

No local, os feras entregaram um abaixo-assinado, com aproximadamente 150 assinaturas, contendo as principais reinvidicações. Após isso, eles pegaram uma petição, a qual tentarão usar para intervir no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começa no próximo sábado (7).

O fera que passou em 1º lugar geral no vestibular da Universidade de Pernambuco (Upe), João Pedro Cavalcanti Pereira, de 17 anos, explicou ao NE10 quais são, para ele, os principais problemas do Enem.

VEJA O VÍDEO:


Dentre as reinvidicações, os estudantes exigem a "volta da correção das redações pelas universidades de cada Estado", o "direito à revisão dos exames" e a "transparência nos critérios para calcular as notas".

Outras passeatas contra o Enem foram realizadas nesta quarta em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Rondônia, Teresina e Imperatriz (Maranhão).
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário