Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MATÉRIA: Estudantes marcam novo protesto no Recife e divulgam carta a Eduardo Campos

NOTA DO BLOG: A matéria não traz todas as informações sobre os episódios de ontem, inclusive não esclarece o leitor que no momento existem duas frentes contra o aumento das passagens em Recife. Um liderado pelas entidades que assinam abaixo o documento e que buscou uma via direta com o  governo sem ouvir suas próprias bases. E outra frente composta de inúmeras entidades e estudantes sem vinculação a qualquer entidade que utilizam-se do clamor das ruas para pressionar o governo a ceder as suas reinvidicações.

FONTE: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120126123114&assunto=62&onde=VidaUrbana


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Os estudantes que protestam contra o aumento das tarifas do transporte coletivo em Pernambuco marcaram uma nova manifestação no centro do Recife. A exemplo do movimento realizado nesta quarta-feira (25), os jovens voltam a tomar as principais avenidas da capital pernambucana no período da tarde, com concentração em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício, às 13h. Em resposta às declarações do governador Eduardo Campos, nesta quarta-feira e para consolidar o pedido de investigação sobre possíveis abusos cometidos pelo Batalhão de Choque durante as duas primeiras manifestações do movimento estudantil, os jovens escreveram uma carta aberta ao líder estadual, com assinatura das principais entidades atuantes no estado. No texto, o grupo faz reivindicações sobre a melhoria do transporte público, elencando 12 pontos que podem trazer mais qualidade à população.

Confira o texto, na íntegra, abaixo:
Carta aberta das entidades estudantis ao governador do estado de Pernambuco, Sr. Eduardo Henrique Accioly Campos. 
O movimento estudantil em toda a sua trajetória é marcado pela irreverência e ousadia em seus protestos de rua. Foi assim ao enfrentarmos uma ditadura e exigir eleições diretas, pavimentando o caminho desse novo Brasil. E será sempre dessa forma na defesa dos interesses nacionais. A mobilidade urbana, a acessibilidade, a qualidade do transporte e a gestão das empresas que controlam esse serviço público são constantes discussões que unificam a luta dos estudantes em todos os estados brasileiros. Seja na década de 1960 em manifestações contra o aumento da passagem nos bondes do Rio de Janeiro ou no início da primeira década desse novo século, com a revolta do “Buzão em Salvador” e os mega protestos em Santa Catarina, ou, mais recentemente, com passeatas no Piauí e em Pernambuco. 
Inclusive, foi com a mobilização estudantil que veio uma importante conquista, com a garantia da meia passagem estudantil na região metropolitana. Mas, para nós, não bastam vitórias pela metade. É urgente a necessidade de uma discussão um pouco mais ampla para repensarmos o transporte público na região metropolitana do Recife. Atualmente, encontramos vias engarrafadas, pontos e terminais de ônibus sem estrutura física e logística para suportar uma demanda crescente, além de muitos veículos não possuírem acessibilidade a idosos, crianças e portares de deficiência. A equação é inversamente proporcional, já que são recorrentes os aumentos das tarifas, problema crônico para o bolso do estudante, ao mesmo tempo em que não se nota uma prioridade de investimento no setor, com qualidade e infraestrutura. 
O Estado precisa acompanhar com mais seriedade a responsabilidade da Grande Recife Consórcio de Transportes, empresa que detém a concessão pública de exploração do setor de linhas de ônibus na região metropolitana. Em um setor sensível e estratégico para o desenvolvimento de nossa região, o Estado não pode apenas visar o lucro advindo dessas empresas e deve, junto à sociedade, reestruturar a formatação atual do conselho do Consórcio para que tenha mais representatividade e sirva à população e não a uma minoria com os dois olhos em cifras.   
Surpreendidos com a possibilidade de um aumento de 17,20% no preços das passagens, sem haver nenhum tipo de discussão, os estudantes mais uma vez usaram da criatividade. Rapidamente, um grande movimento virtual se iniciou pela Internet e se materializou em grandes passeatas de rua. O que se viu entretanto foi uma incompreensível intolerância do poder público para o debate e para lidar com a democracia. Em um surto autoritário, o que nos fez relembrar tempos sombrios que queremos esquecer, a tropa de choque foi acionada nos dias 20 e 23 de janeiro para reprimir as passeatas. Vimos novamente bombas de gás no campus da Universidade Federal de Pernambuco. A Polícia Militar usou de força desproporcional com balas de borracha e spray de pimenta contra jovens que marchavam pacificamente e empunhavam uma única arma: suas vozes.   
Esperamos, como representantes dos estudantes, retratação pública do governo do estado, posicionamento já publicado em todos os jornais por meio de nota aberta de entidades estudantis. O confronto que nos interessa é o que continuaremos a travar nas ruas é no campo das ideias, formar grupos de discussões, conselhos e promover encontros entre todas as partes para podermos discutir o problema do transporte público em nosso Estado. 
  
Diante de tudo apresentado, reivindicamos: 
01. A revogação imediata do aumento da tarifa implementado desde o dia 22 de janeiro; 
02. Retratação pública para com os estudantes, fruto do comportamento da Policia Militar; 
03. Passe Livre Estudantil; 
04. Meia Passagem Ilimitada – Fim do limite de meia passagem dos estudantes; 
05. Passe Livre Metropolitano para “Prounistas” e Cotistas; 
06. Meia Passagem Intermunicipal Estudantil; 
07. Aumento do Número de Integrações na Região Metropolitana; 
08. Criação da Integração eletrônica; 
09. Participação Ativa do Governo de Pernambuco na Ampliação e Qualificação do Metro, Atingindo toda a Região Metropolitana; 
10. Reformular o Conselho de Transporte, Refazer a Proporcionalidade das “Cadeiras”, constituindo um conselho Mais democrático e Participativo; 
11. Constituição de um controle de Qualidade dos Ônibus, instituindo patamares mínimos, como: Refrigeração, Intervalos máximos de 10 minutos entre ônibus, etc; 
12. Ampliação Progressiva da Frota; 
   
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES – UNE 
UNIÃO DOS ESTUDANTES DE PERNAMBUCO – UEP 
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS – UBES 
UNIÃO METROPOLITANA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS – UMES – RECIFE 
UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE PERNAMBUCO Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário