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segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

NOVO LIVRO DE OTÁVIO LUIZ MACHADO: Movimentos Estudantis, formação profissional e construção de um projeto de país: a experiência da Engenharia na UFPE (1958-1975)







 
 
 
SUMÁRIO

1. Introdução: A construção do Objeto de Pesquisa

2. A Construção do Ensino de Engenharia e do Movimento Estudantil no Brasil

3. Movimento Estudantil e o Debate em Torno da Formação Profissional na Escola de Engenharia de Pernambuco (1958-1975)

Considerações Finais
 
PREFÁCIO

É com grande satisfação que apresentamos à Sociedade o livro Movimentos Estudantis, formação profissional e construção de um projeto de país: a experiência da Engenharia na UFPE (1958-1975), que resulta da Dissertação de Mestrado defendida por Otávio Luiz Machado, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, pertencente à Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Trata-se de uma obra de relevo, que ao se debruçar sobre o passado e presente recente da história dos movimentos estudantis de engenharia contribui para o entendimento da necessidade da adoção de políticas públicas voltadas para a formação profissional desse segmento, indispensável para o desenvolvimento da Sociedade. A pesquisa tem como tema central a formação profissional dos engenheiros no Brasil, em particular o papel da tradicional Escola de Engenharia de Pernambuco, hoje também conhecida como Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. Através de uma análise sócio-histórica, conduzida com rigor científico, o autor caracteriza a presença dos Engenheiros nos momentos chave de criação de instituições de relevo para o desenvolvimento econômico e social do país e da região, a exemplo da Petrobrás, Chesf e Sudene. Ao longo do livro os leitores têm acesso a um conjunto de informações relevantes que dão conta do compromisso social dos estudantes de Engenharia. Através de suas entidades estudantis, como os Diretórios Acadêmicos, o Diretório Central dos Estudantes, a União Estadual e a União Nacional dos Estudantes, os estudantes de Engenharia sempre se engajaram nas grandes lutas do Brasil, em defesa da educação, do acesso da população ao ensino superior, da formação profissional qualificada e da democracia. Trata-se, portanto, de uma história rica de fatos, de generosidade e de exemplo de luta pela cidadania, pelos direitos humanos e sociais, valores tão importantes de serem preservados para os jovens que hoje ingressam na Universidade brasileira.
 
Professor Anísio Brasileiro - Reitor da UFPE

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