“Se alguém no Brasil que duvidasse, que um torneiro mecânico, saído de uma fábrica, chegasse a Presidência da República, 2002 provou justamente o contrário. E eu, que durante várias vezes, fui acusado de não ter um diploma de curso superior, ganho como meu primeiro diploma o diploma de Presidente da República de meu País” (Lula).
A concessão do título de Doutor Honoris Causa pelas três maiores universidades públicas de Pernambuco (UFPE, UPE e UFRPE) não é só parte de um momento histórico, mas de uma ótima oportunidade para refletirmos sobre o futuro do Estado e do Brasil.
Se educação, democracia e desenvolvimento são conceitos fundamentais para refletirmos sobre o Brasil de ontem e de hoje, então podemos dizer que o simbolismo da concessão do título de Doutor Honoris Causa pelas três maiores universidades públicas de Pernambuco ao Ex-Presidente nesse momento irá deixar importantes lições para pensarmos o Brasil de amanhã.
A primeira é a honraria a um ex-retirante nordestino, o que não era imaginável nas últimas décadas, sobretudo um ex-retirante que foi Presidente da República que, em duas oportunidades após séculos de domínio de nomes das elites nos altos cargos da República, contribuiu decisivamente para o acesso às oportunidades para os que nunca tiveram oportunidades até recentemente.
A segunda é a lição que esse título irá deixar para as futuras gerações, principalmente para os que ainda não tiveram o devido reconhecimento como o “outro”, mas como um “nada” por expressivos grupos da sociedade brasileira até os dias de hoje. O ex-Presidente também é um símbolo da luta pelo reconhecimento do outro. Disse ele no ano passado num comício em Campo Grande, Mato Grosso do Sul: “A doença pior que existe na humanidade é o preconceito. E eu sei de quanto preconceito eu fui vítima neste país”.
O terceiro é que a concessão desse título seja um incentivo para que milhares de jovens mirem-se na educação como um fator de transformação pessoal e social, pois enquanto muitos como o ex-Presidente Lula não tiveram acesso à educação superior e foram barbaramente massacrados por isso, hoje a juventude brasileira está com muito mais oportunidades para freqüentar as nossas melhores universidades.
As três universidades públicas que concedem o título ao Ex-Presidente Lula estão juntas não somente num ato formal, mas também na ampliação das oportunidades educacionais para milhares de pernambucanos e pernambucanas, na produção de conhecimento visando atender o interesse público e na formação de cidadãos que irão em bem pouco tempo conduzir os destinos do País nos mais diversos espaços e atividades.
Para muitos, o título que o Ex-Presidente Lula recebe amanhã é só mais um na sua galeria. Para outros, como eu, os títulos de Presidente de República e o de Doutor Honoris Causa recebidos por Lula simbolizam o sonho de milhões de brasileiros que acreditam no País e querem defendê-lo e engrandecê-lo com todas as suas forças.
As universidades, em especial a UFPE, que recentemente escolheu a continuidade de um projeto universitário calcado na defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente, só se engrandecem em cerimoniais acadêmicos como esse, pois eles marcam o espírito universitário que move gerações e que a cada dia são renovados com a assunção de desafios cada vez maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário