A Editora Universitária da UFPE realizará lançamento do livro “Histórias que a mídia conta: o discurso sobre o crime violento e o trauma no cultural do medo”, de autoria de Patricia Bandeira de Melo. O evento será na Livraria Cultura, amanhã (15), a partir das 19h. Na ocasião, haverá debate com o professor José Luiz de Amorim Ratton Júnior, do Departamento de Ciências Sociais da UFPE.
A obra é resultado da tese de doutorado da pesquisadora, defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE em fevereiro de 2010, sob a orientação do professor Ratton. Este será o 54º volume da Coleção de Teses e Dissertações da Editora Universitária.
ResumoA mídia tem o poder de agendar assuntos sobre os quais os indivíduos devem se preocupar, o que contribui para a construção de sentidos que não representam a realidade de forma linear. Este livro visa a mostrar como o discurso jornalístico elabora significações que levam a audiência a acreditar que crimes bárbaros são comuns e se repetem cotidianamente. A forma como a imprensa noticia crimes (como os do menino João Hélio, da menina Isabella Nardoni, da atriz Daniela Perez e outros analisados neste livro) leva a uma hiperbolização dos fatos relacionados a crimes violentos, produzindo como trauma coletivo o medo dos indivíduos de serem vítimas de ações violentas a qualquer instante de suas vidas.
Enviar para o Twitter
Bom dia.
ResponderExcluirSou jornalista e trabalho numa instituição sindical de São Paulo.
Recentemente tive contato com uma matéria publicada na revista Carta Capital com a socióloga Patrícia Bandeira de Melo.
Gostaria, se possível, realizar uma entrevista com a mesma via e-mail e para isso peço a gentileza de me enviarem os contatos Profª Patrícia Bandeira Melo.
Certo de contar com vossa colaboração, despeço-me e desde já agradeço a atenção.
Itamar Barreto
itamarbarreto@uol.com.br