Total de visualizações de página

sábado, 16 de outubro de 2010

Pequena Biografia dos Palestrantes ou Debatedores Convidados para o Seminário Nacional Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania na UFPE


Pequena Biografia dos Palestrantes ou Debatedores Convidados para o Seminário Nacional Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania na UFPE


- ANA EMÍLIA GONCALVES: É Coordenadora local do Programa Conexões de Saberes e Professora da área de Design da UFPE. É co-organizadora do livro “Capital Social, Artesanato e Design em Barra do Riachão: Bases para a Formação de uma Cooperativa” e autora de diversos trabalhos publicados em anais de congressos e em revistas sobre a democratização do acesso à educação superior, Extensão Universitária e Design Social.

- ANGELO EMÍLIO DA SILVA PESSOA: É Professor, Coordenador do Curso de História da UFPB e diretor da Seção Estadual da ANPUH-PB. Atualmente está envolvido no projeto de pesquisa intitulado “As Tramas do Poder no Atlântico Lusitano Seiscentista: a trajetória de André Vidal de Negreiros, Governador do Maranhão, Pernambuco e Angola”. É organizador do livro “Conhecer Campinas numa perspectiva histórica” e foi participante do Projeto “Fontes para a História do Movimento Estudantil Brasileiro”, que foi pioneiro no resgate da memória dos estudantes brasileiros.

- AYRTON MACIEL: É Jornalista do Jornal do Commercio. Atua na Editoria de Política. Foi Presidente do Sindicato de Jornalistas de Pernambuco até recentemente. É autor do livro “História Secreta (Prontuário do DOPS” e de diversas matérias e artigos na imprensa regional e nacional.

- CAMILA ZILÁ: É Estudante de História da UFPE. Participa do Programa Conexões de Saberes da instituição.

- DENIS BERNARDES: É Professor do Departamento de Serviço Social da UFPE. Envolveu-se ultimamente no Projeto “Memória da criação da Universidade do Recife e da Cidade Universitária de Pernambuco” e no estudo das constituições brasileiras. É autor de “O patriotismo constitucional: Pernambuco,1820-1822”, “Recife, o caranguejo e o viaduto”, “A praxis política e a economia em Pernambuco”, entre outros, além de artigos para revistas especializadas, principalmente nos temas juventudes, formação social do Nordeste e as constituições brasileiras. É Editor da Revista Estudos Universitários da UFPE.

- HELENA ABRAMO: É socióloga da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e doutora em Sociologia pela USP. É uma das mais destacadas estudiosas sobre a juventude no Brasil, inclusive participado da elaboração de pesquisas nacionais sobre os jovens. É co-organizadora dos livros “Juventude em Debate”, “Retratos da Juventude Brasileira: Análises de uma pesquisa nacional” e autora do livro “Cenas Juvenis”, sem contar uma produção significativa em revistas especializadas, em palestras e na construção de projetos na área de políticas públicas voltadas à juventude e à cidadania. Atualmente, participa da pesquisa Juventude e Integração Sul Americana (IBASE e POLIS) como coordenadora da pesquisa referente ao Brasil. Foi conselheira na primeira gestão do Conselho Nacional de Juventude (2005 a 2007).

- JOSÉ MAURÍCIO DOMINGUES: É Professor Titular do IESP-UERJ, para onde migrou o conjunto de professores do antigo IUPERJ. É membro do Conselho Editorial Internacional do European Journal of Social Theory, da revista Conflicto Social (do Instituto Gino Germani, Buenos Aires, Argentina) e da Revista de Sociologia, da Universidad do Chile, bem como de Sociological Inquiry e da Revista de Estudios Latinoamericanos. Trabalha com teoria sociológica e teoria política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da subjectividade coletiva, modernidade global, modernidade comparada, modernidade brasileira, América Latina, Índia, China, sociedade contemporânea, movimentos sociais e cidadania. Desenvolve no momento dois projetos de pesquisa: “A América Latina e a modernidade em perspectiva comparada” e “Desenvolvimento e semiperiferia na terceira fase da modernidade global”. É autor dos livros “A América Latina e a modernidade contemporânea. Uma interpretação sociológica”, “A sociologia de Talcott Parsons”, “Aproximações à América Latina. Desafios contemporâneos”, “Teorias sociológicas no século XX”, “Interpretando a modernidade. Imaginário e instituições”, “Ensaios de Sociologia”, Do ocidente à modernidade. Intelectuais e mudança social”, “Sociologia e modernidade. Para entender a sociedade contemporânea”, entre outros. É co-organizador de “América Latina hoje. Conceitos e interpretações” e de outras coletâneas.

- JOSÉ VIEIRA DA CRUZ: Professor da Universidade Tiradentes e Doutorando em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o projeto “Entre o golpe e a redemocratização: história e memória do movimento estudantil em Sergipe (1964-1984)”. Sua atuação no inventário de documentos estudantis das instituições de ensino superior em Sergipe entre 1950 e 1987 tem resultado numa série de produtos e textos. É coordenador do projeto “Vozes de um passado-presente: estudantes, artistas e intelectuais em Sergipe”.

- JULIENE TENÓRIO DE ALBUQUERQUE: é Doutoranda em Serviço Social da UFPE e Professora da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES). Tem conhecimento e experiência na área de Serviço Social, com ênfase nos seguintes temas: Juventude, Movimentos Sociais, Política Pública e Reforma Urbana. É autora de diversos textos sobre avaliação de Política Pública Intersetorial, resistência do movimento popular ou dos movimentos sociais urbanos. Defendeu dissertação com o título “O movimento juvenil no Recife: o Fórum das Juventudes Recife/PE com a palavra”, em 2008.

- LEDA CRISTINA DA SILVA: é Professora da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e Ensino de Química. É coordenadora do projeto “Química sem Fronteiras”, que pode ser caracterizado como de pesquisa e extensão em novas metodologias de ensino na área de Química, em que se pretende transmitir conceitos importantes, baseado no desenvolvimento de experimentos com material de baixo custo e que apresentem uma estreita conexão com o cotidiano dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública do município de Nazaré da Mata, contribuindo desta forma para a melhoria do aprendizado e conseqüentemente da qualidade do ensino nas escolas envolvidas. É autora de artigos em revistas especializadas ou em anais de eventos científicos.

- MARCOS ANDRÉ BARROS: Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Saúde da UFS, onde leciona a disciplina Bioética. Líder do ETHOS (Cnpq-UFS), Núcleo de Pesquisa em Ética, Linguagem e Teoria Social. Tem experiência nas áreas de Filosofia, História e Educação, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica, ética, filosofia da história, filosofia política, filosofia da educação e bioética. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFS e Membro do Conselho do Programa de Pesquisa Histórica da UFS (PDPH). Atualmente coordena o projeto de pesquisa “A Nova teoria crítica: a ética em Jürgen Habermas e Axel Honneth”. É autor de “Filosofia da história, “Estudos Críticos I - Walter Benjamin: Filosofia, Hermenêutica e Educação” e outros trabalhos.

- MARCOS MONDAINI: é Professor do Departamento de Serviço Social da UFPE, onde atua junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direitos Sociais e Políticas Sociais (NEPPS), sendo também Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Tem experiência nas áreas de História e Serviço Social, com ênfase em História Contemporânea e Fundamentos do Serviço Social, em particular no estudo da História dos Direitos Humanos e do Pensamento de Esquerda Italiano. Coordena atualmente o projeto de pesquisa “Direitos Humanos como Direitos de Bandidos: Gênese e Desenvolvimento de uma Vulgata Autoritária (1964-1985)”. É autor de “Direitos Humanos no Brasil”, “Sociedade e Acesso à Justiça” (entre outros) e co-organizador da obra “Democracia, Valor Universal”.

- MARCOS SILVESTRE: É Jornalista e membro do Programa Conexões de Saberes da UFPE.

- MARLON ALBERTO WICHERT: É procurador regional da República - Ministério Público Federal. Sua principal área de atuação tem sido a tutela coletiva de direitos fundamentais, com ênfase na promoção do direito à saúde e nas questões relativas à violação de direitos humanos durante a ditadura militar. De 1998 a 2000 deu início no Ministério Público Federal aos trabalhos relacionados à localização de restos mortais de desaparecidos políticos. Em dezembro de 2003, foi promovido a procurador regional, para atuar perante o Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Por solicitação e designação da procuradora da República Dra. Eugênia Augusta Gonzaga Fávero permaneceu atuando em inquéritos civis relacionados à repressão à dissidência política durante a ditadura militar, em paralelo às suas funções perante o Tribunal. Algumas atuações relacionadas à promoção da justiça transicional: a) co-autor da ação civil pública em face de ex-comandantes do DOI-CODI/SP; b) co-autor da ação civil pública em face dos envolvidos na tortura e morte de Manoel Fiel Filho; c) co-autor de diversas representações solicitando abertura de ações penais contra suspeitos de envolvimento com a tortura, desaparecimento forçado e assassinato de opositores do regime militar; d) autor do estudo sobre a caracterização dos crimes da repressão durante a ditadura militar como crimes contra a humanidade, imprescritíveis e não passíveis de anistia; e) instaurou Inquérito Civil sobre os trabalhos de identificação das ossadas do cemitério de Perus, que resultou na transferência do acervo da UNICAMP (onde estava abandonado) para o Instituto Médico Legal; f) instaurou Inquérito Civil sobre desaparecimentos forçados durante a Guerrilha do Araguaia. Também são muitas suas atuações em outras áreas de promoção dos direitos humanos no Ministério Público Federal, como na área da saúde.

- MARIA DO SOCORRO ABREU E LIMA: É Professora de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Suas atividades de pesquisa estão voltadas para os seguintes temas: mundos do trabalho, com ênfase nas relações capital x trabalho e nas relações sociais de gênero; direitos, mulheres; sindicalismo rural e urbano; a resistência política e social durante o regime militar. Coordena o projeto “Memória e história: Ação sindical dos metalúrgicos nos anos 80”. É autora de “Construindo o Sindicalismo Rural - Lutas, Partidos, Projetos”, “Tecendo Lutas, Abrindo Espaços” e de artigos em revistas especializadas. E co-organizadora dos livros “História do Pensamento Socialista e Libertário” e “III Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho”

- MARÍLIA SPOSITO: É Professora e Vice-Diretora da Faculdade de Educação da USP. Coordena a área de Educação e o Programa Ensino Público na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP. Desenvolve pesquisa em Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Sociologia da Ação coletiva e dos Movimentos Sociais. Desenvolve o seguinte projeto de pesquisa no momento: “Do exame dos produtos ao estudo de processos: formas de constituição do campo de estudos sobre juventude no Brasil”. Sposito é autora de “O Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006)”, “Os jovens no Brasil, desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas”, “O povo vai à escola”, “A Ilusão Fecunda: a luta por educação nos movimentos populares” e outros. É co-organizadora dos livros “Espaços públicos e tempos juvenis: um estudo de ações do poder público em regiões de cidades metropolitanas brasileiras”, “Juventudes e contemporaneidade”, entre outros.

- PAULO CUNHA: É Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, com ênfase em Teoria da Imagem, e no Bacharelado em Cinema. Atualmente coordena um projeto de pesquisa sobre a adoção de tecnologias visuais na periferia do capitalismo intitulado “Representações tecnológicas periféricas e cultura visual urbana: apropriação subalterna de tecnologias imagéticas”. É autor de “A Utopia Provinciana: Recife, Cinema, Melancolia” e co-organizador dos livros “Ecos urbanos: a cidade e suas articulações midiáticas”, “Simulacros & Espetáculos”, entre outros. Também produz artigos e trabalhos técnicos na área de mídia e cinema.


- PEDRO MENDES: É Secretário de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco. Foi responsável pela aprovação do primeiro Plano Estadual de Juventude do País, colocando o Estado de Pernambuco na condição de pioneiro no aspecto do marco legal para as juventudes.

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário